Durante a CES 2026, a presença do sistema operativo que costuma estar sempre na “sombra” do Windows fez-se notar com três anúncios por parte da Canonical, dona do Ubuntu: uma nova versão do Manjaro, um «supercomputador» criado em parceria com a Nvidia e uma plataforma de infoentretenimento com base na cloud para automóveis.
O Manjaro 26, como o nome de código Anh-Linh, é mais um argumento da Canonical para convencer os utilizadores a mudar de Windows para Linux. Segundo a empresa, esta versão utiliza o Kernel 6.18 LTS, o que «garante estabilidade e compatibilidade com hardware recente, mantendo opções de suporte a longo prazo (6.12 e 6.6 LTS) para PC mais antigos».
Neste caso, foram actualizadas as suas três edições principais: Gnome 49 (há
«melhorias na gestão de memória e compatibilidade nativa para ecrãs HDR»), Plasma KDE 6.5 (adopta o Wayland «por defeito e simplifica a gestão de permissões de aplicações e o acesso remoto via RDP») e o Xfce 4.20 (o ambiente clássico passa a ter «pesquisa recursiva no gestor de ficheiros Thunar e novas opções de personalização de painéis»).
Na CES 2026, a Canonical apresentou ainda, em parceria com a Nvidia, o DGX Spark, um «supercomputador de secretária» equipado com o chip Grace Blackwell, 128 GB de RAM, Ubuntu e com «capacidades de processamento local de IA».
Finalmente, num anúncio dedicado ao mundo sobre rodas, a empresa demonstrou a capacidade de transmitir sistemas de infoentretenimento Android Automotive a partir da nuvem para ecrãs de viaturas com «ultra-baixa latência». Em paralelo, Elektrobit e SYSGO apresentaram soluções de Linux com «certificação de segurança para aplicações críticas em condução».