Escrevemos recentemente sobre um erro numa actualização para Windows, distribuída no mais recente Patch Tuesday, que fazia com que as aplicações deixassem de responder se interagissem com serviços de armazenamento na cloud. Esta foi a mais recente adição à longa lista de bugs causados pelo Patch Tuesday na última semana, que afectam o Ambiente de Trabalho Remoto, o comportamento de hibernação e encerramento, e o Outlook. Agora, os utilizadores do Windows 11 estão a reportar um novo problema que torna várias aplicações inutilizáveis.
Mais aplicações afectadas
Um artigo publicado no site Windows Central destacou tópicos de discussão no Reddit e nos fóruns de apoio técnico da Microsoft, onde muitos utilizadores se queixam de não conseguir abrir certas aplicações como o Bloco de Notas, a Ferramenta de Recorte, o Alienware Command Center, e as aplicações Xbox Ally e ROG Ally Armoury Crate, entre outras.
Alguns utilizadores estão a receber o código de erro 0x803F8001 quando tentam abrir aplicações, que indica que a aplicação não está disponível para a sua conta e que devem certificar-se de que têm a sessão iniciada. Isto impossibilita a utilização das aplicações, o que pode ter também impacto na produtividade, considerando que o Bloco de Notas consta igualmente da lista de apps afectadas.
O problema pode estar na Microsoft Store
No tópico acerca destes erros no site de apoio técnico da Microsoft, um consultor independente indicou que este código de erro surge tipicamente quando a Microsoft Store não consegue validar as licenças das aplicações, por vezes devido a uma cache corrompida. Embora isto indicasse que limpar a cache da loja, ou desinstalar e reinstalar a aplicação, deveria resolver o erro, tal não se verificou nos testes feitos pelo Windows Central. Para o site, a instalação da actualização mais recente do Patch Tuesday (KB5074109) resolveu o problema, mas esta solução ainda não foi confirmada como sendo fiável.
É desconhecido se a falha foi causada por uma actualização do Windows ou a um erro nos servidores da Microsoft. Independentemente disso, foi reportado que a Microsoft está ciente do problema, pelo que deveremos esperar que uma correcção chegue em breve.