Pouco mais de um ano depois de ter desaparecido das lojas de aplicações nos EUA, o TikTok passa, finalmente, a fazer parte de uma nova entidade no mercado norte-americano: a TikTok USDS Joint Venture LLC.
Com as aprovações dos EUA e da China a serem concluídas dentro do calendário definido em Dezembro pela administração Trump, a participação da ByteDance na nova joint venture fica agora «limitada a 19,9%».
Os restantes 80,1% pertencem à empresa de investimento Silver Lake, à Oracle e ao fundo de investimento de Abu Dhabi MGX, os três “gestores”, que detêm participações de 15%, cada. Há ainda uma série de
outros donos, com quotas mais pequenas, como a «empresa de investimento familiar de Michael Dell», diz o TheVerge.
O comunicado que anunciou o acordo não revelou quanto custaram estas participações nem avançou detalhes sobre um eventual lançamento de uma nova aplicação nos EUA. Ainda assim, refere que a supervisão da joint venture sobre «protecções abrangentes de dados, segurança do algoritmo, moderação de conteúdos e garantias de software para utilizadores nos EUA» irá além do Tiktok.
Desta forma, e além da rede social, a gestão vai aplicar-se ao editor de vídeo CapCut, ao Lemon8 e a um «portefólio de outras aplicações e serviços». Sabe-se ainda que, nesta nova joint-venture, o conselho de administração inclui sete pessoas, entre estas o CEO do TikTok nos EUA, Shou Zi Chew. Já o CEO da TikTok USDS Joint Venture LLC é Adam Presser, antigo responsável de operações e segurança do TikTok.