A Microsoft anunciou planos ambiciosos para lançar actualizações significativas para o Windows 11 no próximo ano, com o objectivo de tornar o sistema operativo “mais rápido, mais portátil e visualmente mais imersivo” para os jogadores. Numa nova publicação no blogue oficial do Windows, a Microsoft deu detalhes sobre como pretende aproximar a experiência do PC à simplicidade e eficácia de uma consola de jogos.
Para atingir este objectivo, os programadores estão a concentrar esforços na optimização de vários componentes-chave do Windows 11. O plano inclui uma melhor gestão das tarefas executadas em segundo plano, maior eficiência energética e refinamentos na gestão gráfica e de drivers. A Microsoft sublinha que estas melhorias libertarão recursos do sistema, permitindo que os jogos corram com maior fluidez em primeiro plano.
Foco nos portáteis e tempos de carregamento
Um dos destaques é a expansão da funcionalidade Advanced Shader Delivery (ASD). Esta tecnologia, que pré-carrega shaders de jogos durante o download, promete reduzir drasticamente os tempos de espera. Segundo dados da empresa, o ASD reduziu o tempo de carregamento inicial em mais de 80% no jogo Avowed e 95% no Black Ops 7.
Além disso, a “Xbox Full Screen Experience”, inicialmente desenhada para consolas portáteis, está a ser alargada a portáteis, desktops e tablets, estando já disponível em pré-visualização para Insiders.
Por fim, a Microsoft confirmou actualizações ao emulador Prism (para máquinas que usem arquitectura Arm) e a expansão da tecnologia de Auto Super Resolution. Esta funcionalidade de IA, desenhada para tornar os jogos mais nítidos a resoluções mais baixas, chegará a todos os dispositivos, com uma pré-visualização pública prevista para o início de 2026.