A Google anunciou uma série de actualizações significativas para o Google Translate, que usam as capacidades avançadas do modelo de Inteligência Artificial Gemini. O grande destaque é a expansão da funcionalidade de tradução ao vivo em tempo real, que deixa de ser exclusiva dos Pixel Buds para funcionar com qualquer par de auscultadores que estejam emparelhadas com um dispositivo móvel.
Esta funcionalidade, que usa o Gemini 2.5 Flash Native Audio, permite conversas bidireccionais contínuas. A tecnologia não se limita a traduzir as palavras; segundo a Google, consegue preservar o tom, a ênfase e a cadência de cada orador, proporcionando uma experiência muito mais natural. Para utilizar, basta aceder à aplicação e seleccionar “Live Translate”. A funcionalidade é ideal tanto para conversas presenciais como para acompanhar filmes ou programas de TV noutra língua.
Actualmente em fase beta para Android nos EUA, México e Índia, esta ferramenta suporta 70 idiomas. A gigante tecnológica confirmou que a expansão para mais países e para utilizadores iOS está prevista para o próximo ano.
Além do áudio, o Gemini melhora também a tradução de texto. O sistema consegue agora interpretar melhor gírias, expressões locais e frases com significados subtis, afastando-se das traduções literais para oferecer resultados contextualizados.
Por fim, a vertente educativa da aplicação foi reforçada. A funcionalidade de aprendizagem de línguas expandiu-se para 20 novos países e inclui agora exercícios práticos para novos pares de idiomas, incluindo de Inglês para Português. Os utilizadores podem praticar com cenários da vida real e receber feedback personalizado sobre a sua pronúncia.