O Spotify está a testar uma nova ferramenta com inteligência artificial que promete dar aos ouvintes o controlo sobre o comportamento do seu algoritmo de recomendação. Baptizada de Prompted Playlist (em português, algo como “Playlist por Instrução”), a funcionalidade começou a ser disponibilizada esta semana em fase beta para os subscritores Premium na Nova Zelândia.
A nova opção pode ser encontrada no separador “Criar” da aplicação móvel. Uma vez seleccionada, o utilizador pode descrever o tipo de música que deseja ouvir numa caixa de texto. As instruções podem ser tão vagas ou detalhadas quanto se queira, existindo ainda um botão de “Ideias” para quem precise de inspiração inicial.
Após clicar em “Gerar Playlist”, a IA do Spotify assume o comando. Para construir a lista, a ferramenta não considera apenas a descrição introduzida, mas cruza-a com todo o histórico de audição do utilizador, “desde o primeiro dia”, segundo a empresa.
Um dos aspectos diferenciadores desta ferramenta é a transparência: cada música na lista terá uma nota por baixo, explicando exactamente por que motivo foi recomendada. A playlist personalizada “reflecte não só o que adora hoje, mas todo o arco do seu gosto musical”, explica o Spotify.
Embora a funcionalidade “AI Playlist”, lançada no ano passado, faça mais ou menos o mesmo, a Prompted Playlist vai mais longe ao ser dinâmica. Esta “lembra-se” das preferências do utilizador e actualiza a lista semanal ou diariamente.
Ao criar o pedido, o utilizador pode escolher a frequência e o dia preferido para a actualização. Além disso, é possível modificar a instrução a qualquer momento tocando no botão “Editar prompt” no topo da playlist.
“Pela primeira vez, as suas ideias, a sua lógica e a sua criatividade podem realmente alimentar o algoritmo do Spotify, direccionando a forma como este pensa, se adapta e responde a si”, afirma a plataforma.
Os próprios editores e especialistas culturais da plataforma colocaram um conjunto de instruções divertidas e criativas na página inicial para incentivar a experimentação. A empresa acrescenta ainda que a funcionalidade irá evoluir e ser alargada a mais utilizadores no futuro.
