Na PCGuia, usamos dispositivos e-ink desde que chegaram à Europa. O primeiro foi de uma empresa chamada iRex, por volta de 2005; depois vieram os Sony, os Kindle e os Kobo. Mais recentemente, surgiu a Remarkable, uma empresa norueguesa que, em vez de criar um leitor de e-books com ecrã e-ink “puro”, olhou para o mercado de outra forma: voltar a motivar as pessoas a escrever à mão.
Assim, nasceram os Paper Pro Move, modelos que permitem escrever e desenhar como se estivéssemos a usar blocos de papel. A empresa enviou-nos para teste modelo, com um ecrã a cores de 7,3 polegadas. Uma das coisas de que mais gostámos no Paper Pro Move foi podermos andar com este dispositivo no bolso das calças. A acompanhá-lo, a Remarkable enviou também um Folio (o nome que eles dão às capas de protecção), com uma pequena alça e um íman que serve para prender melhor a caneta ao dispositivo.
Do lado do software, o Paper Pro Move tem um serviço de cloud que permite sincronizar as notas que tira com um computador: tem uma mensalidade de 2,99 euros, mas a Remarkable oferece cem dias de teste gratuito. Além da sincronização, também inclui um plano de protecção, armazenamento ilimitado e modelos de documentos que podemos usar como base para notas.
O sistema operativo é minimalista, como seria de esperar. Temos um conjunto de ícones na parte superior do ecrã que dão acesso aos menus de configuração, à escolha do tipo de instrumento de escrita e às cores. Uma funcionalidade engraçada é o reconhecimento de escrita para texto digital, que funciona surpreendentemente bem: o Paper Pro Move fá-lo de uma forma praticamente instantânea, tal como acontece quando se escreve em papel. Além disso, até detecta o ângulo e a força que se faz na ponta da caneta, alterando a forma e intensidade dos traços.
O único reparo que temos a fazer quanto à escrita é que a textura do ecrã podia ser um pouco mais rugosa para aumentar a fricção da ponta da caneta e simular melhor a que temos com o papel. Resta dizer que a Remarkable anuncia uma autonomia de quinze dias, algo que pela nossa experiência é perfeitamente possível, dado que, com utilização durante uma semana, ficou com 50% de bateria.
Distribuidor: Remarkable
Preço: €475
