A Microsoft acabou com o suporte técnico para o Windows 10 em Outubro, mas a versão anterior do Windows ainda está instalado em muito computador por todo o mundo. De acordo com a Dell, cerca de mil milhões de PC ainda estão funcionam com o Windows 10, e pode ser difícil convencer os utilizadores a mudarem para a versão mais recente.
Durante a mais recente conferência de apresentação de resultados da fabricante de PC, o COO Jeffrey Clarke afirmou que existem cerca de 500 milhões de máquinas Windows em circulação que são demasiado antigas para correr o Windows 11. Outros 500 milhões são capazes de usar o novo sistema operativo, mas ainda não foram actualizados. Ambas as situações, nota Clarke, representam oportunidades para actualizar para plataformas mais recentes.
De acordo com os dados mais recentes da StatCounter, o Windows 10 está instalado em 42,62 por cento dos computadores de secretária. Para comparação, o Windows 11 representa 53,79 das instalações mundiais de Windows. A versão seguinte mais popular, o Windows 7, tem menos de três por cento de quota de mercado.
Um êxodo em massa do Windows 10 nunca seria uma realidade. A Microsoft lançou um programa de actualizações de segurança alargado que garante a entrega de correcções críticas por mais um ano.
Mesmo que a Microsoft não tivesse lançado o programa de actualização alargado, conseguir que todos os utilizadores do Windows 10 actualizassem ao mesmo tempo não iria acontecer. Muitos utilizadores de PC são teimosos ou simplesmente ignoram os perigos associados a não instalar as actualizações de segurança mais recentes. Além disso, espera-se que muitas aplicações e serviços continuem a suportar o sistema operativo antigo por mais algum tempo. O Windows 11 chegou no final de 2021 como sucessor directo do Windows 10, mas o caminho da actualização não tem sido tão suave como em lançamentos anteriores. A Microsoft implementou requisitos de hardware rigorosos que impedem muitas máquinas, aparentemente capazes, de instalar a versão mais recente do sistema operativo, forçando aqueles que pretendem actualizar a considerar a compra de novo hardware.