PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
      • Reportagem PC Guia
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: OpenAI nega que o ChatGPT vai começar a mostrar publicidade aos utilizadores com planos pagos
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Notícias > Inteligência Artificial > OpenAI nega que o ChatGPT vai começar a mostrar publicidade aos utilizadores com planos pagos
Inteligência ArtificialNotícias

OpenAI nega que o ChatGPT vai começar a mostrar publicidade aos utilizadores com planos pagos

A OpenAI diz que o que parecem anúncios são, na verdade, apenas sugestões de aplicações não pagas e fora de contexto.

Pedro Tróia
Publicado em 3 de Dezembro, 2025
Tempo de leitura: 5 min
©Depositphotos | OpenAI ChatGPT
©Depositphotos

Os testes da funcionalidade App SDK da OpenAI geraram controvérsia depois de alguns utilizadores do ChatGPT terem confundido sugestões de aplicações com colocação de publicidade. Embora o mal-entendido tenha sido esclarecido entretanto, o episódio levanta a questão sobre se a empresa, que tem operado com prejuízo desde a sua criação, começará eventualmente a exibir publicidade, especialmente aos utilizadores do plano gratuito.

Uma captura de ecrã a mostrar o ChatGPT a sugerir a aplicação Peloton durante uma conversa não relacionada tornou-se viral na segunda-feira. Muitos utilizadores recearam que o chatbot tivesse começado a mostrar anúncios – mesmo a clientes pagantes. A imagem, partilhada no X (antigo Twitter) pelo entusiasta de IA Kol Tregaskes, mostrava o que parecia ser um anúncio da Peloton.

- Publicidade -

“Encontrar uma aula de fitness › Ligar Peloton,” dizia a sugestão destacada.

Tregaskes afirmou que o aparecimento da sugestão parecia publicidade. Comentou que, se não fosse apenas um erro e a OpenAI estivesse intencionalmente a mostrar anúncios aos utilizadores Pro que pagam 200 dólares por mês e que isso seria um motivo para cancelar o serviço.

ChatGPT has started posting ads on Pro accounts.

I hope this is just testing/a mistake, else it’s an instant unsubscribe from me. On the flipside, the ad seems completely unrelated to the chat.@sama don’t do it! https://t.co/DovCmTihen pic.twitter.com/PCnnhvzyC5

— Kol Tregaskes (@koltregaskes) December 1, 2025

- Publicidade -

O cofundador da startup de IA Hyberbolic, Yuchen Jin, retweetou a captura de ecrã, comentando: “Uau, o ChatGPT já está a mostrar anúncios?”

Tal como Tregaskes, Jin ficou estupefacto quando a mesma sugestão lhe apareceu enquanto discutia Elon Musk num podcast, acrescentando que a colocação parecia completamente alheia à conversa.

Os utilizadores reagiram fortemente, particularmente os do Plano Pro de 200 dólares por mês do ChatGPT, que nunca esperariam ver publicidade. A aparente colocação de produto não se limitou à Peloton; alguns utilizadores relataram sugestões persistentes para o Spotify. As reacções tornaram-se virais, com muitos a questionar se a OpenAI estaria silenciosamente a inserir mensagens comerciais no produto pago. O retweet de Jin já obteve quase 470.000 visualizações, com centenas de comentários e partilhas.

A OpenAI respondeu rapidamente à publicação original, explicando que não se tratava de um anúncio. O Director de Dados do ChatGPT, Daniel McAuley, esclareceu que a sugestão da Peloton não tinha qualquer componente financeira.

“É apenas uma sugestão para instalar a aplicação da Peloton”, disse ele. “Mas a falta de relevância torna-a uma experiência má e confusa.”

A OpenAI confirmou que estava a iterar sobre como as sugestões de aplicações aparecem nas conversas. Portanto, não era um erro – nem um anúncio – mas uma funcionalidade, embora ainda imatura.

O aparecimento da sugestão da Peloton faz parte dos testes em curso da OpenAI ao seu novo Apps SDK, apresentado em Outubro. Os programadores estão a desenhar a funcionalidade para permitir que o ChatGPT sugira aplicações e interaja com elas de forma fluida durante conversas relevantes ou quando os utilizadores as chamam pelo nome. Os parceiros deste teste incluem o Booking.com, Canva, Coursera, Figma, Expedia, Spotify e Zillow, com mais a chegar ainda este ano. Claramente, os testes iniciais produziram sugestões estranhas ou irrelevantes, mostrando que o produto ainda precisa de ser aprimorado.

Por enquanto, os utilizadores do ChatGPT fora da União Europeia, Suíça e Reino Unido podem encontrar estas sugestões nos planos Free, Go, Plus e Pro. A OpenAI enfatizou que as sugestões de aplicações são opcionais, dependentes do contexto e não monetizadas, pelo que a empresa não está a visar os utilizadores com anúncios pagos. Os programadores continuam a refinar a funcionalidade para garantir que as sugestões sejam úteis, relevantes e claramente distinguíveis dos anúncios tradicionais.

- Publicidade -
Etiquetas:ChatGPTOpenAI
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

Samsung-Mobile-Galaxy-Z-TriFold-Next-in-Mobile-Evolution_main4
HardwareMobilidadeNotícias

Samsung revela o Galaxy Z TriFold com ecrã dobrável de 10 polegadas

Tempo de leitura: 5 min
InternetNotícias

Top 10 dos filmes descarregados entre 24 de Novembro e 1 de Dezembro

Tempo de leitura: 1 min
Windows 10
NotíciasSoftware

Quase mil milhões de PC ainda usam o Windows 10 e metade são demasiado antigos para actualizar para o 11

Tempo de leitura: 3 min
Samsung-Semiconductors-QLC-9th-Generation-V-NAND-Channel-Hole-Etching-Sunghoi-Hur_main2
HardwareNotícias

Samsung revela avanço na tecnologia de memória NAND ferroeléctrica para reduzir o consumo de energia em até 96%

Tempo de leitura: 4 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
  • Gerir opções
  • Gerir serviços
  • Gerir {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
  • {title}
  • {title}
  • {title}