O telemóvel é, actualmente, uma extensão do utilizador e pode tornar-se o recurso mais valioso numa situação de perigo inesperado. Reconhecendo que mais de 80% das chamadas de emergência têm origem em dispositivos móveis, a Google anunciou uma nova adição às funcionalidades de segurança do ecossistema Android: o Emergency Live Video (Vídeo de Emergência em Directo).
Como funciona a nova tecnologia
Como o nome sugere, esta funcionalidade permite transmitir um vídeo em directo da câmara do telemóvel para os serviços de emergência. O processo foi desenhado para ser iniciado pelos socorristas:
- Durante uma chamada ou troca de mensagens de emergência, o operador pode enviar um pedido para visualizar o que está a acontecer.
- O utilizador deve aceitar o pedido para que o stream de vídeo comece.
- Isto permite ao operador avaliar rapidamente a situação e fornecer instruções vitais, como ajudar alguém a fazer manobras de reanimação cardiorrespiratória (RCP) ou ajudar a localizar a vítima enquanto o socorro físico está a caminho.
“Concebemos a funcionalidade para ser simples e segura, sem necessidade de configuração prévia. Durante uma chamada ou mensagem de emergência, se o socorrista determinar que ver a cena seria útil e seguro, pode enviar um pedido para o seu dispositivo”, explicou a Google.
Privacidade e Requisitos
A gigante tecnológica garantiu que a privacidade foi uma prioridade no desenvolvimento desta ferramenta. O Emergency Live Video é encriptado e o utilizador mantém o controlo total, podendo interromper a transmissão a qualquer momento através do botão “Parar Partilha”.

Para utilizar esta funcionalidade, será necessário possuir um dispositivo com Android 8 ou superior e ter os serviços Google Play actualizados.
Disponibilidade Global
A funcionalidade começou a ser disponibilizada nos Estados Unidos, bem como em algumas regiões da Alemanha e do México. Embora ainda não exista uma data oficial para a chegada a Portugal ou a outros países europeus, a Google afirmou estar a trabalhar com organizações de segurança pública a nível global para expandir o serviço.
Esta novidade junta-se a outras ferramentas de segurança já existentes no ecossistema Pixel e Android, como os Serviços de Localização de Emergência e a detecção automática de acidentes de viação ou quedas.