A Inteligência Artificial generativa avançou ao ponto de podermos colocar questões a bots como o ChatGPT ou o Gemini sobre quase tudo e obter respostas razoáveis. Agora, o famoso site de reparações de gadgets, iFixit, juntou-se à festa com um assistente de IA próprio, pronto e disposto a resolver os seus problemas de hardware.
Embora já seja possível pedir conselhos a chatbots de uso geral sobre como reparar o ecrã de um telemóvel ou diagnosticar um problema no motor de um carro, persiste sempre a dúvida sobre o quão precisas serão essas respostas. Com o FixBot, a iFixit tenta minimizar os erros recorrendo à sua vasta biblioteca de guias de reparação verificados, escritos por especialistas e utilizadores.
Isto é certamente reconfortante: ninguém quer perder tempo e dinheiro a substituir o ecrã de um telemóvel partido por um novo monitor que tem o tamanho ou a forma errada. Além disso, usar um bot de conversação para resolver problemas de gadgets tende a ser uma experiência mais natural e intuitiva do que uma pesquisa no Google. Como refere a iFixit, o bot “faz o que um bom especialista faz” ao guiá-lo para as soluções certas.
Como o FixBot melhora a precisão
O site da iFixit existe desde 2003 — praticamente tempos antigos, considerando a rápida evolução da tecnologia moderna. A equipa da iFixit sempre se orgulhou dos seus guias detalhados, exaustivos e testados para reparar dispositivos, e toda essa informação pode agora ser acedida pela ferramenta FixBot.
A iFixit diz que o bot foi treinado em mais de 125.000 guias de reparação escritos por humanos que executaram os passos envolvidos, bem como nos fóruns de perguntas e respostas associados ao site e no “enorme arquivo” de manuais em PDF que a iFixit acumulou ao longo dos anos.
Isto garante que o FixBot acertará nas respostas, em comparação com o que o ChatGPT ou o Gemini me possam dizer. A iFixit não revelou quais os modelos de IA que alimentam o bot — apenas que foram “seleccionados criteriosamente” — e que existe também um motor de busca personalizado incluído para seleccionar fontes de dados dos arquivos de reparação do site.
“Cada resposta começa com uma pesquisa por guias, peças e reparações que funcionaram”, segundo a equipa da iFixit. Aquela abordagem conversacional que reconhecemos de outros bots de IA também está presente: se precisar de esclarecimentos sobre algo, pode fazer uma pergunta de seguimento. Da mesma forma, se o bot precisar de mais informações ou detalhes específicos, ele perguntará.
A ferramenta foi concebida para ser rápida — as respostas devem ser dadas em segundos — e a equipa da iFixit menciona ainda um “sistema de avaliação” que testa as respostas do FixBot contra milhares de perguntas de reparação reais, colocadas e respondidas por humanos. Esse nível extra de verificação de factos deverá reduzir o número de respostas falsas.
No entanto, como a própria iFixit admite, não é perfeito: “O FixBot é uma IA, e a IA por vezes engana-se”. Resta saber se esses erros serão fáceis de detectar, mas os utilizadores do chatbot são encorajados a carregar os seus próprios documentos e soluções de reparação para colmatar as lacunas no conhecimento do FixBot.