PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
      • Reportagem PC Guia
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Dica do dia: Limpe a caixa de entrada do Gmail em minutos
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Dicas > Dica do dia: Limpe a caixa de entrada do Gmail em minutos
Dicas

Dica do dia: Limpe a caixa de entrada do Gmail em minutos

Provavelmente não sabia, mas o Gmail torna a arrumação da caixa de entrada rápida e fácil com apenas alguns cliques.

Pedro Tróia
Publicado em 10 de Dezembro, 2025
Tempo de leitura: 5 min
Foto de Solen Feyissa na Unsplash

Os emails tendem a acumular-se, especialmente se tiver o mesmo endereço há muito tempo. E quando atingem uma massa crítica, é provável que tenha dificuldade em encontrar aqueles que realmente lhe interessam. Felizmente, o Gmail permite-lhe usar os três truques clássicos de produtividade abaixo para filtrar as suas mensagens e manter-se a par do que é mais importante.

Adicione Pontos ao seu endereço de email

- Publicidade -

No Gmail, adicionar pontos finais dentro de um endereço de email não o afecta. Por exemplo, se tiver o endereço [email protected], e alguém enviar uma mensagem para [email protected] ou [email protected], ela chegará até si na mesma. Pode usar este facto a seu favor.

Por exemplo, pode dizer aos seus amigos e familiares para enviarem emails para o endereço ‘joaocosta’, e pode dizer aos parceiros de negócios para enviarem emails para o endereço ‘joao.costa’. Depois, pode criar um filtro no Gmail para separar os dois automaticamente quando chegarem.

Tem de configurar filtros se quiser que as mensagens enviadas para um endereço ignorem a caixa de entrada e vão directamente para outra pasta.

- Publicidade -

Configure um filtro com estes passos:

No ícone da roda dentada (Definições) no canto superior direito do painel do Gmail, clique em Ver todas as definições.

Clique em ‘Filtros e endereços bloqueados’ na barra superior, depois clique em ‘Criar um novo filtro’ (está no fundo da lista de Filtros).

Gmail_1

No campo Para, insira o endereço de Gmail com os pontos.

Clique em ‘Criar filtro’.

No ecrã seguinte, seleccione para onde quer que as mensagens recebidas sejam direccionadas. Se quiser que as mensagens recebidas para esse endereço vão directamente para uma pasta designada, clique nas duas opções: ‘Ignorar a Caixa de entrada (Arquivar)’ e ‘Aplicar a etiqueta’ (escolha a etiqueta que deseja ou crie uma nova). Deve aplicar ambos os filtros, ou o novo email acabará por ficar na caixa de entrada na mesma.

Clique em’ Criar filtro para guardar as alterações’.

Finalmente, se já recebeu mensagens para este pseudónimo, poderá querer adicionar a opção ‘Aplicar filtro também a X conversas correspondentes’. Ao fazê-lo, move todo o correio relevante para a nova pasta imediatamente.

Filtre mensagens automáticas com pseudónimos com um sinal de mais

O segundo truque é quase igual ao primeiro, mas aqui utiliza um sinal de mais e palavras antes do símbolo @ para criar pseudónimos. Todos funcionam sem que tenha de configurar nada de especial nas suas definições:

[email protected]

[email protected]

[email protected]

[email protected]

Esta é uma boa estratégia para usar quando se regista numa nova conta web ou aplicação. Se criar uma conta, digamos, no site do Continente, pode usar o endereço [email protected] como o nome de login. Uma vez criado um filtro para este endereço, como no passo acima, o Gmail direcciona automaticamente todos os emails vindos do Continente para uma pasta dedicada.

Pode simplesmente alterar o seu endereço de email em contas existentes para adicionar um pseudónimo com um sinal de mais. Assim, por exemplo, pode filtrar facilmente todos os emails relacionados com compras para uma única pasta.

Personalize a caixa de entrada com um clique

A última dica é personalizar o que vai para a caixa de entrada sem criar um monte de pastas e filtros, o que é fácil para praticamente qualquer pessoa.

Clique no ícone da roda dentada no canto superior direito do painel do Gmail e desça até à secção ‘Tipo de caixa de entrada’. Estão disponíveis aqui algumas opções para personalizar a sua caixa de entrada:

Predefinição

Importantes primeiro

Não lidas primeiro

Com estrela primeiro

Caixa de entrada prioritária (combina aspectos de Importante, Não lida e Com estrela para tentar colocar as mensagens mais significativas à sua frente primeiro)

Várias caixas de entrada

Quando aplica uma das opções (que não a predefinição), o Gmail reserva o topo da caixa de entrada para o tipo de mensagem que escolheu. Pode ajustar exactamente como estas opções funcionam clicando no botão ‘Personalizar’ abaixo delas. É possível ajustar as definições de contagem de não lidas da Caixa de entrada, alterar quais os separadores que aparecem no seu email, e muito mais.

- Publicidade -
Etiquetas:Gmail
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

DicasGuia completo

Use uma app de autenticação para aumentar a segurança online

Tempo de leitura: 6 min
CompressO
DicasDownload da semana

Download da semana: CompressO

Tempo de leitura: 2 min
App do diaDicas

App do Dia – Hello Kitty e seus amigos

Tempo de leitura: 1 min
Teclas Presas
Dicas

Dica do dia: O que são as Teclas presas no Windows?

Tempo de leitura: 2 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
  • Gerir opções
  • Gerir serviços
  • Gerir {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
  • {title}
  • {title}
  • {title}