Embora demonstremos o processo no Windows 11, este deve funcionar da mesma forma no Windows 10, uma vez que o OneDrive não sofreu alterações drásticas, ao contrário de outros elementos do sistema operativo. No entanto, em ambos os casos, deve certificar-se de que os seus problemas de sincronização não se devem apenas a uma má ligação à Internet.
O que faz a reposição do OneDrive? Apaga os dados?
Vamos deixar uma coisa clara: repor o OneDrive não apaga nada que já esteja na sua pasta do OneDrive no computador. Os ficheiros que já foram sincronizados não são afectados de forma alguma.
A única coisa que uma reposição faz é reiniciar o serviço OneDrive e os seus processos associados. Isto permite ultrapassar qualquer erro temporário que o impeça de sincronizar correctamente. Uma vez reposto, o serviço tentará apenas fazer corresponder o conteúdo da sua pasta OneDrive com o armazenamento na nuvem e transferir (ou carregar) quaisquer ficheiros necessários para compensar uma eventual incompatibilidade.
Atenção: Isto também irá repor as definições para os valores de fábrica. Portanto, se tiver definido pastas personalizadas para serem sincronizadas com o seu OneDrive, terá de especificar essas localizações novamente. Se pretender bloquear o OneDrive por completo, necessitará de um método diferente.
Como repor o OneDrive num computador com Windows
Método 1: Através do comando WSReset
Prima as teclas Win + R (ou pesquise por Executar no Menu Iniciar) e escreva o seguinte na caixa de diálogo:
wsreset.exe
Assim que clicar no botão ‘OK’, aparecerá brevemente uma janela de linha de comandos, seguida da abertura da aplicação Microsoft Store. A aplicação pode ser fechada — o OneDrive já foi reposto. Note que isto funcionará mesmo que não tenha a aplicação OneDrive instalada no computador, mas utilize simplesmente a pasta OneDrive a partir do Explorador de Ficheiros do Windows.
Método 2: Através do executável do OneDrive
Se o método anterior não funcionar por algum motivo, pode tentar passar um argumento de reposição ao ficheiro executável do OneDrive. A localização deste ficheiro varia, por isso existem três caminhos de ficheiro potenciais que podem funcionar:
%localappdata%\Microsoft\OneDrive\onedrive.exe /reset
C:\Program Files\Microsoft OneDrive\onedrive.exe /reset
C:\Program Files (x86)\Microsoft OneDrive\onedrive.exe /reset
Instruções: Tente colar cada um destes caminhos na caixa de diálogo Executar (Win + R), um de cada vez, e seleccione OK.
O Windows dará um erro se não encontrar o ficheiro, o que indica que deve tentar um caminho diferente. O caminho correcto fechará simplesmente o programa Executar sem quaisquer erros.
Existe outra forma de corrigir problemas do OneDrive?
Há uma série de erros diferentes com que se pode deparar ao utilizar o OneDrive, pelo que não há um método único garantido para corrigir tudo. Dito isto, na maior parte das vezes, a simples reposição do OneDrive resolve os problemas mais comuns.
O conselho habitualmente repetido de reiniciar o computador também se aplica, bem como acções como reinstalar a aplicação OneDrive. E, como estamos a falar de um serviço de armazenamento na Cloud, vale a pena verificar também se existem problemas com a ligação à internet.