Muitos utilizadores optam por usar o modo escuro nos seus sistemas operativos e sites há já vários anos. É quase uma espécie de culto, na verdade, com defensores acérrimos. O problema é que, enquanto pode estar a desfrutar da tranquilidade do seu modo escuro, no segundo seguinte, abre um site e fica encandeado por todas as cores brilhantes.
Felizmente, o Google Chrome tem uma opção oculta para converter todos os sites para um modo escuro. Pode causar alguns problemas de visibilidade, mas, na maior parte dos casos, funciona muito bem. Tudo o que tem de fazer é activar uma flag (função experimental) do Chrome e reiniciar o browser.
Como fazer:
Para começar, clique no campo onde insere os URL no Chrome no computador ou dispositivo móvel, escreva:
chrome://flags/
Prima a tecla Enter.
De seguida, no campo Search flags, escreva ‘dark’, e verá a opção Auto Dark Mode for Web Contents – esta deve estar disponível em Windows, Mac, Linux, ChromeOS e Android, mas não em iOS.
Clique no menu associado que diz ‘Default’ e escolha a opção ‘Enabled’. Ser-lhe-á então pedido para reiniciar o navegador.
Após reiniciar, aceda a um site que não tenha modo escuro. Se estiver activado correctamente, esse website deverá apresentar um tema escuro.
Como referido no início do guia, isto é um “truque” por parte da Google, pelo que nem todos os sites vão funcionar perfeitamente. Para a maioria dos sites, no entanto, não deverá ter problemas. Se encontrar alterações que impossibilitem a utilização, pode voltar às flags do Chrome e mudar o menu de volta para ‘Default’para desfazer a alteração, ou seleccionar outra variante da flag.