A tensão entre o multimilionário e Bruxelas atingiu um novo pico. Depois de a rede social X ser a primeira plataforma sancionada ao abrigo da Lei dos Serviços Digitais, Elon Musk reagiu com insultos e bloqueou a conta de publicidade da Comissão Europeia.
A guerra de palavras entre Musk e a União Europeia escalou drasticamente este fim-de-semana. Depois de a Comissão Europeia aplicar uma multa de 120 milhões de euros à rede social X (anteriormente Twitter) por violação da Lei dos Serviços Digitais (DSA), o empresário apelou publicamente ao desmantelamento do bloco europeu.
A sanção, anunciada na passada sexta-feira, surge na sequência de uma investigação de dois anos. Trata-se de um marco histórico, uma vez que o X é a primeira empresa a ser multada ao abrigo desta legislação, introduzida em 2022 para obrigar as grandes plataformas a uma maior moderação de conteúdos ilegais, transparência algorítmica e protecção dos utilizadores.
No caso específico do X, Bruxelas apontou infracções relacionadas com o design considerado “enganoso” dos selos azuis de verificação (Checkmarks), a falta de transparência do repositório de publicidade e a recusa em fornecer acesso a dados públicos para fins de investigação.
A resposta de Elon Musk foi imediata e fiel ao seu estilo provocador. Inicialmente, respondeu ao anúncio da UE na plataforma apenas com a palavra “Bullshit”.
No entanto, a reacção intensificou-se um dia depois. “A UE devia ser abolida e a soberania devolvida aos países individuais, para que os governos possam representar melhor o seu povo”, escreveu o dono da plataforma, que tem passado os últimos dias a partilhar diversas publicações anti-UE.
Acusações de manipulação e retaliação técnica
A disputa não se ficou pela retórica política. Nikita Bier, chefe de produto do X, acusou a Comissão Europeia de utilizar uma falha técnica para aumentar artificialmente o alcance da publicação onde anunciava a multa.
Today, we fined X for non-compliance with transparency obligations under the DSA.
We’re holding X accountable for:
🔹Deceptive design of its ‘blue checkmark’
🔹Lack of transparency of its advertising repository
🔹Failure to provide access to public data for researchers
↓
— European Commission (@EU_Commission) December 5, 2025
Segundo Bier, a agência terá acedido a uma conta de anúncios inactiva desde 2021 para publicar um link disfarçado de vídeo, enganando os utilizadores e o algoritmo. Em resposta, o X corrigiu a falha e revogou o acesso da Comissão à sua plataforma de anúncios, impedindo o organismo europeu de comprar ou monitorizar publicidade na rede social.
The irony of your announcement:
You logged into your dormant ad account to take advantage of an exploit in our Ad Composer — to post a link that deceives users into thinking it’s a video and to artificially increase its reach.
As you may be aware, X believes everyone should… https://t.co/ziuhUOimOT
— Nikita Bier (@nikitabier) December 6, 2025
A multa gerou também reacções fortes do outro lado do Atlântico. Marco Rubio, Secretário de Estado norte-americano, classificou a decisão como um “ataque a todas as plataformas tecnológicas americanas e ao povo americano por governos estrangeiros”.
Andrew Puzder, embaixador dos EUA na UE, alinhou pelo mesmo discurso, afirmando que a multa excessiva é resultado de um “excesso regulatório da UE que visa a inovação americana”. Puzder reforçou a posição da administração Trump, garantindo que os EUA irão “desafiar regulamentações onerosas” e que esperam um comércio “justo e recíproco”.
A empresa tem agora 60 dias para informar a Comissão Europeia sobre como planeia resolver a questão dos vistos azuis e 90 dias para apresentar um plano relativo à transparência da publicidade e ao acesso a dados para investigadores.