Os leptões (Leptons), tal como os electrões e os neutrinos, são partículas elementares que não sofrem interacções de força forte com outras partículas subatómicas. “Lepton” é também o alegado nome de um novo produto de software que a Valve está supostamente a desenvolver para trazer a sua plataforma de jogos para dispositivos Android que são maioritariamente baseados em tecnologia Arm, embora ainda não exista informação oficial ou substancial sobre a ferramenta.
Pelos vistos, a Valve gosta de dar nomes de partículas aos seus produtos de software. Depois de construir o Proton – a camada de compatibilidade que permite correr jogos Windows x86 em Linux – a empresa de Gabe Newell parece agora estar a virar as suas atenções para o Android e dispositivos móveis com o Lepton.
Tal como o Proton é construído sobre o Wine, o Lepton está alegadamente preparado para tirar partido de outra tecnologia Linux estabelecida para fazer a ponte entre a Steam, o Android e os recém-revelados dispositivos de hardware da Valve.
O portal GamingOnLinux descobriu o Lepton numa nova listagem da SteamDB. A aplicação anteriormente “desconhecida” foi recentemente actualizada pela Valve, e uma página de loja vazia apareceu agora sem informações adicionais sobre a ferramenta. O Lepton parece basear-se no Waydroid, um sistema baseado em contentores concebido para correr aplicações Android em distribuições Linux de desktop completas através do protocolo de servidor de visualização Wayland.
A Valve revelou recentemente a Steam Machine, juntamente com o headset de RV baseado num chip Snapdragon da Qualcomm chamado Steam Frame. Os programadores confirmaram mais tarde que a empresa está a trabalhar para adaptar a Steam para smartphones, tablets e outros dispositivos baseados em Arm, utilizando o emulador Fex para correr aplicações e jogos x86.
Devido ao Steam Frame usar arquitectura Arm e poder ser usado de forma autónoma do PC, o Lepton poderá muito bem ser uma funcionalidade exclusiva para esta nova plataforma, fornecendo uma forma conveniente de executar jogos Android (Arm) no novo headset. A Valve poderá eventualmente trazer o projecto para sistemas desktop, oferecendo aos utilizadores da Steam um emulador ou ferramenta de virtualização para correr jogos móveis num ambiente de computação completo.
A Valve trabalha há muito tempo para transformar o Linux – e ferramentas baseadas em Linux como o Proton – numa plataforma de jogos a sério. Grande parte deste esforço tem-se focado no Arch Linux, uma distribuição do sistema operativo que se foca na optimização da utilização de recursos da plataforma em que está a ser executada.
Numa actualização recente ao kit de desenvolvimento de software (SDK) Steamworks, a Valve adicionou suporte oficial para Android e Linux em Arm à plataforma principal para publicação de novos jogos na Steam.