A mais recente versão de teste do Windows 11 permite partilhar streams de áudio com dois acessórios de áudio Bluetooth em simultâneo. Isto significa que pode usar o Bluetooth para partilhar o seu áudio entre dois auscultadores, altifalantes, auriculares ou aparelhos auditivos separados. Com esta funcionalidade. os estudantes podem agora partilhar música com um amigo enquanto estudam, enquanto os membros da família podem ver um filme juntos num avião com os seus próprios auscultadores.
A funcionalidade faz parte da mais recente versão de teste do Windows 11 que está disponível no programa Insider, mas infelizmente só funciona em PC Copilot+ e nem todas as máquinas compatíveis com o Copilot são suportadas. Também terá de instalar as mais recentes actualizações do SO e de drivers disponíveis através do Windows Update. A Microsoft diz que poderá adicionar suporte para mais dispositivos assim que a funcionalidade estiver disponível para o público em geral.
Para além de um PC compatível, também é necessário auscultadores ou altifalantes razoavelmente modernos para poder usar esta funcionalidade, como os Samsung Galaxy Buds 2 Pro, Buds 3 ou Buds 3 Pro, ou os Sony WH-1000XM6. Muitos auscultadores mais antigos, como os AirPods de primeira geração, não suportam o Bluetooth LE Audio.
Se estiver interessado em experimentar o áudio partilhado, terá de emparelhar e ligar dois acessórios Bluetooth LE Audio compatíveis ao seu PC Windows 11 e, em seguida, clicar no mosaico “Áudio partilhado” nas Definições Rápidas para começar a partilhar. Depois, pode usar o botão “Parar de partilhar” para terminar uma sessão de partilha activa.
A Microsoft também está testar uma nova opção ‘Perguntar ao Copilot’, agora disponível directamente através da barra de tarefas pela primeira vez. Até agora, se o utilizador quisesse aceder ao Copilot no Windows 11, precisava de o fazer através da aplicação autónoma ou de uma janela do browser.
Com a mais recente actualização, os utilizadores podem, em vez disso, usar o atalho Perguntar ao Copilot na barra de tarefas para interagir com o assistente de IA. Para poder usar esta funcionalidade, os utilizadores têm de aderir e terão de a activar acedendo a ‘Definições’, ‘Personalização’, ‘Barra de Tarefas’ e por fim ‘Perguntar ao Copilot’.
De acordo com a Microsoft, o novo Copilot baseado na barra de tarefas pode lidar com funções tradicionais de pesquisa do Windows, como a recuperação de fotografias e vídeos “perdidos” no armazenamento do PC, tudo sem ter de conceder ao Copilot acesso a dados pessoais.
