A Microsoft começou a distribuir actualizações para o editor de texto Bloco de Notas aos Windows Insiders nos canais Canary e Dev. A nova versão, 11.2510.6.0, traz duas novas funcionalidades.
A primeira adiciona a possibilidade de se criarem tabelas ao Bloco de Notas, permitindo aos utilizadores inserir tabelas directamente nos documentos. As tabelas podem ser adicionadas através da nova opção ‘Tabela’ que está na barra de ferramentas de formatação ou utilizando sintaxe Markdown. Uma vez inseridas, os utilizadores podem fazer edições rápidas para adicionar ou eliminar colunas e linhas, utilizando o menu de contexto com um clique no botão direito do rato ou através do menu ‘Tabela’ na barra de ferramentas.
Além das tabelas, a atualização melhora as funcionalidades de texto por IA do Bloco de Notas ao implementar resultados em streaming. As funções ‘Escrever’, ‘Reescrever’ e ‘Resumir’ mostram agora as respostas à medida que são geradas, em vez de obrigarem os utilizadores a esperarem pelo resultado completo. Isto permite aos utilizadores ver uma pré-visualização dos resultados e interagir com o conteúdo de forma mais eficiente.
Actualmente, o suporte de streaming para o Reescrever é actualmente exclusivo para PC Copilot+, onde os resultados são processados localmente. Além disso, para utilizar qualquer uma destas funcionalidades que funcionam por IA (Escrever, Reescrever e Resumir), os utilizadores devem iniciar sessão com uma conta Microsoft.
Os Windows Insiders podem testar estas funcionalidades agora, com uma disponibilidade mais alargada prevista para futuros lançamentos do Windows.