Os últimos anos marcaram uma mudança na estratégia da Sony para os jogos exclusivos que vêm de estúdios controlados pela empresa, com cada vez mais títulos a chegarem ao PC. Embora não haja sinais de que esses títulos também apareçam na Xbox, a empresa japonesa parece confortável em disponibilizá-los para um outro produto da Microsoft: o Windows. E agora temos o primeiro vislumbre do que poderá ser a versão PlayStation do Xbox Play Anywhere — o “Cross-Buy”, um serviço que lhe permitirá comprar um jogo e possuí-lo em várias plataformas.
A notícia foi inicialmente publicada por Amethyst no X, e agora o popular leaker billbil-kun no site Dealabs está a corroborá-la, afirmando que encontrou uma opção “Cross-Buy” na PSN, juntamente com um ícone “PS5 / PC” — ambos os indícios sugerindo que a nova funcionalidade poderá ser lançada em breve. Billbil-kun terá alegadamente conseguido aceder aos ficheiros CSS do site da PlayStation Store e descobrir uma referência a “crossbuy-tag”, que foi adicionada em Junho de 2025.
A Sony já teve uma funcionalidade Cross-Buy, onde se podia comprar um jogo e usá-lo na PS3, PS4 e PS Vita, mas que está inactiva há já algum tempo. A data de Junho de 2025 confirma que estamos perante algo novo. Uma vez que foi encontrada juntamente com um logótipo PS5 / PC, é bastante fácil ligar os pontos e concluir que poderá em breve comprar um jogo na PS5 e usá-lo também num PC.
I didn’t think this and @Zuby_Tech‘s post would go viral, so:
– The screen is real (see video below)
– The symbols are present on PS5 (not PS4)
– The symbols are official Sony ‘fonts’ (uf-code: EF5B to EF61)
You can see them yourself by searching for my ID: yAmethxst https://t.co/abU35ihfHG pic.twitter.com/xz6e5u14v6
— Amethxst (@yAmethxst) November 4, 2025
Os sistemas que permitem usar o mesmo título em várias plataformas não são novidade. Há anos que a Microsoft faz isto com o programa Xbox Play Anywhere, no qual a compra do jogo na Xbox também permite instalar a versão para PC a partir da Microsoft Store. Mas a Sony não tem um launcher nativo para PC — depende da Epic Games e da Steam para distribuir os jogos, por isso será interessante ver que tipos de acordos de licenciamento serão estabelecidos para que todo este processo funcione.
A outra possibilidade, mais entusiasmante, poderá estar relacionada com um possível dispositivo portátil PS6, que se diz estar em desenvolvimento. Uma vez que a funcionalidade Cross-Buy já esteve associada à PS Vita de alguma forma, um sucessor espiritual que desse continuidade ao legado seria perfeito para reviver a marca. Realisticamente, esta funcionalidade não seria adicionada aos ficheiros tão cedo para um produto que está a, pelo menos, dois anos de distância. Só o tempo dirá se o Cross-Buy se estenderá à próxima geração, enquanto aguardamos que apareça na actual.