A LusoSpace, uma empresa portuguesa de engenharia espacial, vai colocar uma «constelação de satélites» em órbita, a Lusíada, e lançou a campanha ‘O Seu Nome no Espaço’, que vai permitir que qualquer pessoa entre nesta missão espacial.
Para participar, é preciso seguir as páginas oficiais da LusoSpace no Instagram, Facebook ou LinkedIn, comentar a publicação da campanha com o nome a enviar e identificar quatro pessoas para se juntarem à “missão”. «As inscrições estão limitadas à capacidade máxima do ficheiro digital, que será encerrado quando atingir o número previsto para esta fase da missão», explica a LusoSpace.
O momento acontece numa altura em que se festejam os quinhentos anos do nascimento de Luís de Camões e arranca com o lançamento de quatro satélites da futura «constelação de doze unidades», equipada com as tecnologias AIS (Automatic Identification System) e VDES (VHF Data Exchange System), que vão «modernizar as comunicações marítimas a nível global».
Quando estiverem activos, estes satélites vão conseguir fazer «comunicações bidireccionais entre embarcações e autoridades marítimas, detecção de comportamentos suspeitos, como a desactivação de sinais», dar apoio a «operações de emergência» e assumir a «monitorização de pesca ilegal».
Cada um destes quatro primeiros satélites recebe o nome de uma figura da literatura portuguesa, além de Luís de Camões: Fernando Pessoa, José Saramago e Agustina Bessa-Luís. O objectivo é «associar a missão tecnológica à identidade cultural do país e destacar a relação entre ciência e criatividade», conclui Ivo Vieira, CEO da LusoSpace.