Tem um dispositivo USB ao pé de si? Olhe bem para a entrada. Vê alguma cor? Cada cor ser para dar uma pista visual acerca das capacidades dessa entrada ou cabo USB. Se nunca reparou nisto, não está sozinho. A maioria dos dispositivos USB funciona bem quando são ligados em qualquer entrada compatível, mas podem não estar a ser usados com o melhor desempenho possível. Por exemplo, se já notou que o rato funciona melhor numa porta do que noutra, não é imaginação. Provavelmente uma suporta USB 3.0 e a outra não.
Apesar de partilharem o mesmo formato, nem todos os dispositivos USB-A e USB-C são iguais, podem ter velocidades de transferência, fornecimento de energia e serem de gerações muito diferentes. Até duas entradas USB-C lado a lado no mesmo portátil podem ter capacidades muito distintas em termos de velocidade de transferência de dados e de fornecimento de energia.
O que significam as cores
Existem sete cores principais que indicam a geração do dispositivo e que tipo de velocidades de transferência de dados pode esperar.
- Preto: Indica que é USB 2.0, a segunda mais comum, com velocidades até 480 Mbps.
- Branco: Entradas de primeira geração — USB 1.x — com as velocidades mais lentas, normalmente até 12 Mbps. Muito comum em dispositivos que não precisam de grandes velocidades de transferência de dados ou de fornecimento de energia com potência mais elevada.
- Amarelo: A entrada pode suportar USB 2.0 ou 3.0 e está “sempre ligada”, ou seja, fornece energia mesmo com o dispositivo desligado.
- Laranja: Semelhante à amarela, mas com suporte para USB 3.0. Também está sempre ligada. Pode encontrá-la, por exemplo, em auscultadores.
- Azul: Suporta a norma USB 3.0 SuperSpeed ou superior, com velocidades até 5 Gbps (5.000 Mbps) — um grande salto face às gerações anteriores. Além dos portáteis, encontra portas azuis em pens USB e discos externos.
- Azul petróleo: Igual à azul, mas indica que é compatível com USB 3.1, que oferece velocidades até 10 Gbps.
- Vermelho: As mais recentes e rápidas, categorizadas como USB 3.1 Geração 2 e USB 3.2. Suportam velocidades entre 10 e 20 Gbps. Também estão sempre ligadas.
As cores nas portas USB do seu portátil também podem indicar rapidamente a geração da tecnologia USB com são compatíveis. Se as portas USB do seu portátil não tiverem cor, significa apenas que o fabricante optou por não usar cores, por razões de design ou orçamento.
Ao comprar um novo portátil, considere as velocidades suportadas pelas entradas USB. Isto é um aspecto que muitos consumidores não analisam com atenção. Os portáteis mais baratos ou antigos podem ter entradas com velocidades limitadas, enquanto os modelos mais recentes podem até eliminar as portas USB-A em favor das USB-C, mais rápidas.
As portas USB-C também podem ter cores, mas são mais especializadas. A maioria distingue-se entre a conectividade padrão com USB 2.0 (comum em portáteis antigos, até 480 Mbps) e USB 3.x, que suporta velocidades entre 10 e 20 Gbps.
Um nível acima estão as portas Thunderbolt, normalmente marcadas com o ícone correspondente, que suportam velocidades até 40 Gbps. Estas são das mais rápidas disponíveis no mercado e aparecem em portáteis topo de gama.
O USB 4 é uma das tecnologias mais recentes e poderosas, já suportada por alguns portáteis. O MacBook Pro M4, por exemplo, atinge velocidades até 120 Gbps. As portas USB 4 e Thunderbolt são retrocompatíveis, ou seja, funcionam sem problemas com dispositivos mais lentos.