O Roblox é uma plataforma de jogos com um público enorme de adolescentes e crianças. Autoridades de todo o mundo têm criticado o serviço por ser um potencial terreno fértil para grooming, mas a empresa está agora a contra-atacar, impondo limites rigorosos à funcionalidade de chat.
Em comunicado, o Roblox esclareceu recentemente os requisitos de verificação de idade para os jogadores que conversam com desconhecidos na plataforma. As crianças só poderão conversar com outras crianças, afirma a empresa, com o objectivo de estabelecer um “padrão de ouro” de segurança para jogos online que espera que outros estúdios adoptem nas suas próprias plataformas.
A actualização segue-se a uma série de controvérsias, processos judiciais e avisos sobre o Roblox, que muitos vem agora como um ambiente potencialmente arriscado para os jogadores mais jovens. A empresa tem negado consistentemente estas alegações, enfatizando os recursos e esforços significativos que investiu para tornar a plataforma segura para todos os utilizadores.
O Roblox anunciou as novas medidas de verificação de idade em Setembro e agora deu mais detalhes sobre a implementação destas medidas. O acesso ao chat será limitado a jogadores da mesma faixa etária, assim que o sistema estimar o grupo correcto através da análise dos traços faciais através de uma selfie do jogador.
O novo sistema de chat atribui automaticamente os jogadores a faixas etárias:
- Menos de 9 anos
- 9 – 12 anos
- 13 – 15 anos
- 16 – 17 anos
- 18 – 20 anos
- Mais de 21 anos
O grupo de idade de nove anos ou menos tem o chat desactivado por defeito. Outros grupos demográficos podem conversar com desconhecidos na mesma faixa etária. Além disso, os utilizadores com mais de 13 anos podem comunicar com pais ou familiares que o Roblox tenha verificado através da sua funcionalidade Trusted Connections (Ligações de Confiança).
O Roblox enfatiza que os moderadores monitorizam activamente todos os chats, que o sistema filtra o texto por faixa etária e que a partilha de fotos ou vídeos no chat é proibida para todos os utilizadores, independentemente da idade. A funcionalidade de verificação começa a ser implementada em Dezembro em mercados seleccionados, incluindo a Austrália, Nova Zelândia e Países Baixos. Em Janeiro, o sistema expandir-se-á ao resto do mundo.
O Director Financeiro do Roblox, Matt Kaufman, disse ao The Guardian que o sistema de verificação de idade deverá tornar o chat mais confiável para jogadores de todas as idades. No entanto, a confiança na plataforma permanece num mínimo histórico. No início deste mês, o Procurador-Geral do Texas, Ken Paxton, processou o Roblox por “colocar pedófilos e os lucros acima da segurança” das crianças.
Paxton não é o único governante a levantar preocupações. Em Agosto, o Louisiana interpôs uma acção contra o Roblox, alegando que a empresa permitiu predadores sexuais e material de abuso sexual infantil na plataforma. Matt Dolman, um advogado da Florida que interpôs 28 processos separados contra a empresa, afirma que o Roblox prospera com a exploração sistémica de menores e jogadores mais jovens.
Um dos processos de Dolman envolve uma rapariga de 13 anos do Nevada, uma jogadora “ávida” de Roblox que foi alvo de um alegado pedófilo que se fazia passar por outra criança. O predador terá manipulado a jovem para partilhar o seu número de telefone, fotos explícitas e até vídeos.
“[Estamos] profundamente perturbados por qualquer incidente que coloque em perigo qualquer utilizador”, disse um porta-voz do Roblox. “É por isso que as nossas políticas são propositadamente mais rigorosas do que as encontradas em muitas outras plataformas.”