A Microsoft está mais uma vez a enfatizar que as passwords são uma coisa do passado, enquanto as passkeys são o futuro da autenticação online segura e resistente a violações. A empresa anunciou recentemente várias melhorias relacionadas com passkeys que vão chegar ao Windows 11, destinadas a acelerar a adopção deste método de autenticação cada vez mais popular.
Segundo Katharine Holdsworth, Gestora de Produto do Partner Group na Microsoft, o Windows 11 oferece agora suporte nativo para gestores de passkeys de terceiros. A funcionalidade foi introduzida como parte das mais recentes actualizações de segurança do Patch Tuesday, e os utilizadores que instalaram as actualizações devem poder acedê-la imediatamente.
Em Outubro, a Microsoft anunciou uma parceria com o 1Password, permitindo a gestão de passkeys ao nível do sistema operativo. A empresa está agora a estender a mesma integração a outros fornecedores “de confiança”. Por agora, o único parceiro confirmado é o Bitwarden, mas a Microsoft promete que integrações adicionais chegarão em breve.
Os gestores externos de passkeys são integrados no Windows 11 através de um sistema de plugins. Os utilizadores podem agora guardar, gerir e usar as suas passkeys em sites e em aplicações de ambiente de trabalho tradicionais. O fluxo de autenticação é executado através da plataforma Windows Hello, protegendo as passkeys com o PIN do utilizador, reconhecimento facial ou identificação por impressão digital, todos protegidos a nível de hardware através do Trusted Platform Module.
Além disso, a Microsoft anunciou que o seu próprio gestor de passwords já não está ligado ao Microsoft Edge e está agora disponível como um plugin nativo do Windows. Outros browsers e aplicações que suportem passkeys também podem usar o gestor de passwords da Microsoft para autenticação.
Holdsworth explicou que as passkeys são resistentes a phishing, menos vulneráveis a violações de dados e geralmente mais rápidas e fáceis de usar do que as palavras-passe tradicionais. O novo gestor de passkeys baseado em plugins e incorporado directamente no Windows 11 oferece aos utilizadores maior flexibilidade e escolha na forma como adoptam a tecnologia.
A Microsoft e outras empresas de TI têm promovido as passkeys como uma alternativa segura às palavras-passe há já algum tempo. A empresa de Redmond está a encorajar os utilizadores a adoptar a autenticação “sem palavra-passe” (passwordless) o mais rapidamente possível, enquanto a Google destaca a crescente popularidade das passkeys entre milhões de utilizadores e milhares de milhões de eventos de início de sessão em todo o mundo.