A época dos robôs aspiradores que vinham numa caixa como a das pizzas, apenas com uma base de carregamento compacta, acabou. A razão é apenas uma: passaram a trazer uma estação que, além de carregar o robô, serve também de ETAR e aterro sanitário. Estamos a exagerar, mas serve para darmos uma imagem daquilo que acontece com o X50 Ultra Complete da Dreame, uma marca chinesa que tomou de assalto o mercado nacional este Verão, com a mira apontada à iRobot e à Xiaomi. Na verdade, a torre que vem com este aspirador autónomo topo de gama faz tudo: esvazia o depósito, enche-o de água, adiciona detergente, lava as mopas a oitenta graus, seca-as e mantém-nas limpas com um sistema de raspadores.
E se está à espera de comprar estes consumíveis todos, tire daí a ideia. Assim que abrimos a caixa, percebemos logo o que a marca quis dizer com ‘ultra complete’: lá dentro vêm mais duas escovas principais, três sacos para o lixo, seis pares de mopas, duas escovas laterais, três filtros para o pó e, até, uma garrafa de detergente com… um litro (isto, além do que o X50 já traz instalado, claro). Fazendo as contas, temos acessórios suficientes para, acreditamos nós, uns cinco a seis anos.
À solta pelo lar, este modelo conseguiu fazer um bom reconhecimento do espaço, com a recriação bastante fiel na app Dreamhome, houve alguns cantos onde não foi tão eficaz, mas conseguiu enfiar-se por baixo de móveis mais baixos, pelo facto de não ter uma torre com LiDAR, algo que ainda encontramos em alguns modelos. Uma coisa que funcionou sem problemas foi a recolha automática das mopas sempre que encontrou os dois únicos tapetes que temos em casa.
Distribuidor: Dreame
Preço: €1499
