A Google anunciou oficialmente que a era do Assistente Google está a chegar ao fim após quase 10 anos. O assistente inteligente deixará de funcionar no Android em marco de 2026, com o Gemini a assumir o controlo como o principal assistente digital da Google em telemóveis Android, Android Auto, Wear OS, Google TV e outras plataformas.
A confirmação surgiu através de um aviso publicado no fórum oficial de suporte do Android Auto da Google. A empresa afirma que o Gemini compreende os mesmos comandos de voz que o Assistente Google e também permite que os utilizadores falem de forma mais natural com a IA.
O Assistente Google foi lançado em Maio de 2016. E, ao longo dos anos, espalhou-se por relógios, televisões, carros e quase todos os outros cantos do ecossistema da Google. O assistente tem sido uma das funcionalidades tecnológicas de consumo mais marcantes da Google, ajudando os utilizadores com tarefas, respondendo a perguntas e controlando dispositivos domésticos inteligentes.
Actualmente, os utilizadores de Android ainda podem escolher entre o Gemini e o Assistente, mas esta opção deixará de existir em Março de 2026. A empresa espera que, quando a transição terminar, os utilizadores já se tenham adaptado às capacidades do Gemini e tenham descoberto que este é um substituto eficaz para o assistente que conhecem há anos.