Desde que foi anunciada na semana passada, tem havido alguma discussão nas comunidades de jogadores sobre se a nova Steam Machine da Valve estará à altura dos videojogos modernos. Com um GPU RDNA 3 com 8 GB e um desempenho esperado perto do da RX 7600, no papel, não parece exactamente uma máquina muito potente. No entanto, a Valve afirma que a Steam Machine é igual ou superior a 70% aos PC para jogos actuais. O anúncio da Valve da nova Steam Machine, do Steam Controller 2 e do headset Frame VR gerou muito entusiasmo, mas é justo dizer que um PC com um GPU com 8 GB que será (provavelmente) lançado em 2026 levanta algumas dúvidas.
Numa entrevista no podcast Tested de Adam Savage, o engenheiro da Valve, Yazan Aldehayyat, disse que a Steam Machine terá desempenho suficiente para jogar todos os jogos na plataforma – como seria de esperar. Aldehayyat enfatizou que vender a Steam Machine a um preço competitivo foi um factor importante na escolha do hardware. O dispositivo destina-se a ser mais um concorrente de consolas do que um PC para jogos topo de gama, por isso o preço inicial poderá rondar os 500 a 600 dólares.
Curiosamente, Aldehayyat revelou que a Valve consultou o inquérito de hardware do Steam para obter uma referência do desempenho médio dos PC para jogos. “A Steam Machine é igual ou superior a 70% do que as pessoas têm em casa”, disse o engenheiro.
Ao analisar os mais recentes resultados do inquérito Steam, é difícil discordar das afirmações de Aldehayyat. A quantidade mais comum de VRAM nos GPU dos utilizadores é de 8 GB, encontrada em 33,4% das máquinas dos participantes, enquanto 67% dos utilizadores têm 8 GB de VRAM ou menos – pode ser nisto que Aldehayyat se está a basear para a sua estatística de “melhor que 70%”.
No que diz respeito à tabela de GPU, a RTX 3060, que é comparável à RX 7600 em muitos jogos, é a placa mais popular. O Top 20 é composto por muitas placas de gama média e outras que são bastante antigas, incluindo a GTX 1650 em quinto lugar e a GTX 1060 em 14.º.
O GPU “semi-personalizado” AMD RDNA 3 na Steam Machine tem 28 CUs (Compute Units), uma velocidade de relógio sustentada de 2,45 GHz e um TDP de 110 W. Está emparelhada com um CPU Zen 4 também “semi-personalizado” com 6 núcleos e 12 threads, uma velocidade em boost de 4,8 GHz e um TDP de 30 W.
A Valve promete que o mini-PC será capaz de correr jogos a 4K a 60 fps, embora a ressalva seja que isto exigirá a utilização da tecnologia de upscaling FSR da AMD.