Há algumas semanas, a Valve surpreendeu toda a gente com um anúncio de hardware, revelando três novos produtos da gama de Hardware Steam: o headset de Realidade Virtual Steam Frame, o comando sem fios Steam Controller e o PC/consola Steam Machine que usa o sistema operativo SteamOS.
Infelizmente, nenhum dos anúncios veio acompanhado de preços. Recentemente, porém, surgiram algumas pistas sobre o que os utilizadores podem esperar pagar pela Steam Machine.
Um recente episódio do podcast Friends Per Second, do canal de YouTube Skill Up, contou com a participação de Pierre-Loup Griffais e Lawrence Yang, da Valve. Onde foi discutida a estratégia de preços para a Steam Machine.
Quando questionado se a Steam Machine seria um dispositivo subsidiado como a maioria das consolas de jogos, onde o hardware é vendido com prejuízo no início do ciclo de vida para ser compensado posteriormente com as vendas de software, Griffais confirmou que tal não acontecerá com este hardware.
“Acho que se montares um PC a partir de peças e atingires basicamente o mesmo nível de desempenho, essa é a janela de preço geral que pretendemos alcançar”, disse Griffais.
Ele disse ainda que a empresa ainda está a finalizar o preço do PC, acrescentando que “neste momento é difícil ter uma ideia muito concreta de qual será o preço final, porque há muitos aspectos diferentes que ainda não estão fechados”.
A empresa salienta também que um PC semelhante que um utilizador possa montar sozinho não terá as mesmas comodidades integradas na Steam Machine.
“Coisas como o formato reduzido e o nível de ruído que conseguimos, ou a falta dele, são realmente impressionantes, e estamos entusiasmados por as pessoas descobrirem quão silenciosa esta máquina é”, acrescenta Griffais, descrevendo as características. “Mas também algumas funcionalidades de integração como HDMI CEC. O trabalho de Bluetooth e de rede sem fios que fizemos, as quatro antenas, o design muito deliberado para que se possa ter uma óptima experiência com quatro comandos Bluetooth de qualquer fabricante.”
Com um CPU semi-personalizado AMD Zen 4 de 6 núcleos/12 threads e um GPU RDNA3 com 28 unidades de computação, 16 GB de RAM DDR5 e 8 GB de VRAM GDDR6, diz-se que a Steam Machine é cerca de seis vezes mais potente que o Steam Deck. Segundo a Valve, a máquina será capaz de atingir níveis de jogabilidade de 4K 60FPS utilizando a tecnologia FSR da AMD.
Ainda não foi anunciada uma data de lançamento para a nova gama de Hardware Steam, mas os três produtos anunciados estão previstos para chegar algures no início de 2026.