A startup aeroespacial Inversion Space, baseada em Los Angeles, anunciou um novo veículo de carga que afirma poder entregar até cerca de 500 kg em qualquer parte do mundo em apenas uma hora. A ideia é colocar cápsulas com capacidade hipersónica na órbita terrestre baixa com a carga útil necessária, e então, quando requisitado, uma delas pode desagregar-se da sua plataforma orbital e reentrar na atmosfera terrestre em poucos minutos.
No passado, já foram propostos vários sistemas de carga que utilizam foguetões mas muitas vezes, os custos envolvidos e o potencial de as entregas serem interpretadas como ataques com mísseis, fazem com sejam difíceis de implementar. A Inversion Space acredita que o seu veículo pode resolver estes problemas ao lançar a nave e mantê-la em órbita. Utilizando barbatanas direccionais, o projecto pode utilizar viragens em S para alinhar-se precisamente o alvo da entrega, usando um parapente para efectuar a aproximação final ao solo.
Até agora, a Inversion testou a aterragem do veículo e acredita que ele pode ser capaz da descida hipersónica para que foi projectado. Mas ainda tem muito a provar relativamente às capacidades da nave. Também precisa de mostrar o potencial caso de uso para um tal projecto e como poderia evitar ser alvo dos sistemas de defesa antiaérea do mundo quando estiver na fase final do voo, no caso de alguém acreditar que se trata de um ataque com mísseis.
O vídeo promocional sugere que o sistema da Inversion poderia ser utilizado para missões de ajuda em caso de desastres naturais, mas qualquer que seja a carga útil é necessário que permaneça no espaço por algum tempo e, portanto, não pode ser perecível. A Inversion precisa também de pelo menos 20 órbitas diferentes para oferecer uma cobertura global para além de apenas uma a algumas centenas de km do equador.
Ainda há muito trabalho de desenvolvimento a ser feito neste campo. Ainda assim, enquanto as nações olham mais para o espaço e o seu potencial, a promessa da Inversion de entregas super-rápidas é bastante interessante.