A ROG Xbox Ally X, fruto da colaboração entre a Asus e a Microsoft, chegou finalmente, e não demorou muito tempo a ser desmontada revelando que, tal como os modelos anteriores, também esta consolas foi concebida para ser facilmente reparável, o que é um ponto a favor. No entanto, uma nova análise feita ao sistema operativo não é tão favorável.
O YouTuber Cyber Dopamine substituiu a versão do Windows que acompanha a Ally X pelo Bazzite, uma distribuição Linux criada de propósito para consolas portáteis que usa o Big Picture Mode do Steam como lançador. As primeiras impressões são incrivelmente promissoras e fazem-nos questionar se o Windows é a melhor opção para esta consola portátil.
Com o Bazzite, a Ally X gerou chegou a 62 frames por segundo (FPS) em Kingdom Come: Deliverance 2 em comparação com apenas 47 FPS no Windows. Em Hogwarts Legacy, no modo de energia de 17 W, o sistema Linux voltou a executar o jogo a 62 FPS versus apenas 50 FPS com o SO da Microsoft. A 35 watts, a diferença (delta) entre os dois foi um pouco menor: 60 FPS no Windows e 65 FPS com Linux. No modo de baixa potência (13 W), a diferença entre os dois foi de apenas um frame (38 FPS Windows / 37 FPS Linux), mas a favor do Windows.
Também vale a pena mencionar a estabilidade como parte da discussão de desempenho. Com o Windows, Cyber Dopamine observou que as taxas de actualização do ecrã mudam aleatoriamente – por exemplo, de 58 FPS para 52 FPS e depois caíam para 39 FPS antes de voltarem a subir. Por outro lado, a execução de jogos com o Bazzite resultou numa experiência muito mais suave, sem grandes alterações no desempenho.
A Microsoft lançou a consola portátil construída pela Asus a 16 de Outubro em duas variantes. A ROG Xbox Ally padrão inclui 16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento. Já a Ally X tem 24 GB de memória RAM e armazenamento com 1 TB de capacidade.