A Samsung revelou hoje o Galaxy XR, um headset de realidade mista, semelhante ao Apple Vision Pro, que tem como funcionalidade central a integração nativa de de Inteligência Artificial. De acordo com a empresa coreana, este é o primeiro passo na construção do ecossistema Android XR. Desenvolvido através de uma colaboração estratégica entre a Samsung, Google e Qualcomm, o Galaxy XR é a materialização de uma visão para o futuro da descoberta, do entretenimento e do trabalho através da Realidade Estendida (XR).
O Galaxy XR foi construído para libertar o potencial da IA multimodal, com uma profunda integração do modelo de IA Gemini. A Samsung diz que este não é apenas um dispositivo que aguarda comandos, mas sim um companheiro de IA que ajuda a gerir tarefas através de interacções naturais e intuitivas que utilizam voz, visão e gestos. O Galaxy XR consegue compreender o ambiente do utilizador, permitindo respostas conversacionais naturais.
A plataforma Android XR, desenvolvida em conjunto com a Google e com a Qualcomm, coloca a IA no centro da experiência. O ecossistema é escalável e suporta uma variedade de formatos, desde headsets a futuros óculos de IA. Todas as aplicações construídas para a plataforma Android funcionam de forma instantânea no Galaxy XR, mantendo a continuidade das experiências móveis.
Projectado para um uso diário, a armação do headset distribui a pressão entre a testa e a parte posterior da cabeça, minimizando o desconforto facial. Tal como acontece com Apple Vision Pro, a bateria é separada do dispositivo para o tornar mais compacto e leve.
O Galaxy XR abre novas dimensões de descoberta, trabalho e entretenimento, com experiências utilizadas para a plataforma, incluindo aplicações como Google Maps, YouTube, Circle to Search e Google Photos. Os utilizadores podem, por exemplo:
- Usar o Gemini para navegação no Google Maps e sugestões personalizadas de locais próximos em mapas 3D imersivos.
- Pedir ao Gemini para encontrar conteúdos no YouTube e obter mais informações sobre o vídeo que estiver a ser visto.
- Utilizar o Circle to Search em modo pass through para pesquisar informações sobre objectos no mundo físico desenhando um círculo com a mão.
O dispositivo também permite a visualização imersiva de programas num ecrã 4K Micro-OLED com sensação de cinema pessoal, oferece sessões de gaming melhoradas com dicas em tempo real do Gemini, e suporta a criação e edição em 3D, como no “Project Pulsar” da Adobe.
Equipado com o processador Snapdragon XR2+ Gen 2, o Galaxy XR garante clareza visual e IA avançada através do NPU Qualcomm Hexagon. A bateria separada oferece até 2,5 horas de autonomia contínua para reprodução de vídeo.
Disponibilidade
O Galaxy XR estará disponível a partir de 22 de Outubro nos EUA e Coreia. Bernardo Cunha, Head of Strategy and Product Marketing de Mobile da Samsung Portugal, afirmou que a empresa está a trabalhar para conseguir um espectro mais alargado de mercado, incluindo o Ibérico.
O preço de lançamento nos EUA foi fixado em 1,799.99 dólares (cerca de 1.700€ ao câmbio), posicionando-o como uma alternativa mais acessível no mercado de headsets de realidade mista.
As especificações técnicas incluem 16 GB de memória, 256 GB de armazenamento, um ecrã Micro-OLED com 3.552 x 3.840 de resolução, e várias câmaras de rastreamento e sensores.