PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Novos dados revelam que o impacto das listas de desejos da Steam no sucesso dos jogos
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Jogos > Novos dados revelam que o impacto das listas de desejos da Steam no sucesso dos jogos
Jogos

Novos dados revelam que o impacto das listas de desejos da Steam no sucesso dos jogos

O hype e a recepção positiva importam muito mais.

Pedro Tróia
Publicado em 21 de Outubro, 2025
Tempo de leitura: 4 min
Steam_Principal

Os programadores geralmente pedem aos jogadores interessados que adicionem os seus jogos às suas Listas de Desejos, ou Wishlists, da Steam antes do lançamento, acreditando que números elevados de presenças em listas de desejos afectam a visibilidade e, consequentemente, o sucesso comercial dos jogos. No entanto, estudos realizados ao longo dos últimos anos indicam que outros factores são muito mais importantes.

- Publicidade -

As comparações entre o número de utilizadores da Steam que adicionam jogos às listas de desejos e o número que os compra durante a semana de lançamento mostram uma correlação reduzida. Embora angariar listas de desejos possa ser benéfico, a recepção dos utilizadores dentro e fora da Steam tem um impacto muito maior.

A GameDiscoverCo, uma newsletter de Simon Carless, ex-programador e um dos directores da GDC, tem inquirido programadores desde 2020 para entender a ligação entre os números de listas de desejos e as vendas. A Valve afirma que as listas de desejos têm pouco efeito na visibilidade e nas vendas comerciais de um jogo, e os dados parecem apoiar esta visão.

Inquéritos de 2020, 2021, 2024 e deste ano indicam que a taxa de conversão entre listas de desejos de pré-lançamento e vendas na primeira semana é, em média, de cerca de 36%, com uma mediana de aproximadamente 20%. Contudo, o desempenho entre títulos pode variar entre 1.000% e 2.000%. Muitos jogos alcançam números elevados de presenças em listas de desejos que não se traduzem em vendas, enquanto outros vendem principalmente a clientes que não os adicionaram às suas listas de desejos.

Separar os títulos por categorias, como género e preço, revelou que os jogos mais baratos e os títulos para adultos apresentam consistentemente taxas de conversão ligeiramente mais altas. Preços baixos tornam, obviamente, a decisão de compra mais fácil, e os títulos para adultos provavelmente vendem a públicos de nicho dedicados.

No entanto, os jogos com as vendas mais elevadas em comparação com as wishlists tiveram um bom desempenho devido a outros factores, como o hype pré-lançamento e a recepção positiva após o lançamento. Jogos AAA com grandes campanhas publicitárias, como Monster Hunter Wilds, tendem a registar taxas de conversão ligeiramente abaixo ou acima de 100%. Por outro lado, títulos desportivos populares, como NBA 2K26 ou EA Sports FC 25, excederam os 400%, indicando que a maioria dos compradores não os tinha na wishlist.

- Publicidade -

Os sucessos virais foram os que mais venderam em comparação com os números de presenças em listas de desejos. Por exemplo, o Peak vendeu mais de 1 milhão de cópias na sua primeira semana, apesar de estar na wishlist de apenas 36.797 jogadores – uma taxa de conversão de quase 3.000%. O título com o melhor desempenho no inquérito deste ano foi Revenge on Gold Diggers, um simulador de encontros FMV que gerou controvérsia suficiente para captar a atenção de meios de comunicação tradicionais, como a BBC.

A Valve refere que as listas de desejos servem principalmente para notificar os clientes interessados sobre o lançamento e os descontos de um jogo. No entanto, a Steam apresenta as listas dos jogos com mais guardados em listas de desejos, e essas listas influenciam os títulos que aparecem na secção “próximos populares” na página principal, embora o seu efeito exacto permaneça incerto.

- Publicidade -
Etiquetas:Steam
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

Game Pass
JogosXbox

Microsoft adia aumento de preços do Xbox Game Pass Ultimate em alguns países

Tempo de leitura: 3 min
Xbox Cloud Gaming
JogosXbox

Microsoft prepara-se para lançar um plano gratuito do Xbox Cloud Gaming com publicidade

Tempo de leitura: 2 min
ghost-of-yotei-pre-order-screenshot-home-old-01-en-16apr25
JogosPlayStation

Ghost of Yōtei chega hoje em exclusivo à PlayStation 5

Tempo de leitura: 3 min
Game Pass
JogosXbox

Microsoft reorganiza os planos do Xbox Game Pass e aumenta o preço do Ultimate

Tempo de leitura: 7 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
  • Gerir opções
  • Gerir serviços
  • Gerir {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
  • {title}
  • {title}
  • {title}