O Joint Electron Device Engineering Council (JEDEC), responsável pela definição dos padrões de armazenamento interno utilizados na maioria dos dispositivos informáticos, anunciou recentemente que está a desenvolver a nova norma denominado UFS 5.0. O novo padrão suportará velocidades de transferência até 10,8 GB/s.
A organização não esclareceu se o valor se refere a velocidades de leitura ou de escrita sequenciais, mas, em qualquer dos casos, representará mais do dobro do desempenho de armazenamento dos smartphones mais rápidos da actualidade. Para comparação, Samsung Galaxy S25 e Xiaomi 17 utilizam UFS 4.0 — lançado em 2022 —, que atinge velocidades de leitura sequencial até 4,2 GB/s e de escrita até 2,8 GB/s. Já o armazenamento UFS 3.1 da Nintendo Switch 2 alcança 2,1 GB/s em leitura e 1,2 GB/s em escrita.
O padrão UFS 4.0 já supera os SSD NVMe PCIe 3.0 ainda presentes em muitos PC mais antigos e nas consolas Xbox Series X e Xbox Series S, que atingem cerca de 3,5 GB/s. No entanto, a PlayStation 5 e os PC mais recentes utilizam unidades PCIe 4.0, capazes de velocidades entre 5,5 e 7 GB/s.
O novo padrão aproxima-se do desempenho dos SSD mais rápidos para PC, que utilizam PCIe 5.0 e alcançam velocidades entre aproximadamente 10 e 14,8 GB/s. No entanto, a data de lançamento do UFS 5.0 permanece incerta, e unidades experimentais com PCIe 6.0 já atingiram entre 27 e 30 GB/s. O consórcio responsável pelo desenvolvimento do PCIe já prepara as versões 7.0 e 8.0, que deverão duplicar e quadruplicar essas velocidades nos próximos anos.
Embora o UFS tenha ficado atrás do NVMe em termos de velocidade, a sua eficiência energética torna-o particularmente atractivo para smartphones, wearables, edge computing, aplicações automóveis e algumas consolas de jogos. Com as maiores velocidades do UFS 5.0, a JEDEC afirma que o padrão será ideal para aplicações de IA, que têm pressionado fortemente a procura de SSD e até de HDD.
Para além do aumento de desempenho, o UFS 5.0 melhora a fiabilidade face ao seu antecessor. A integridade do sinal torna-se mais estável graças à equalização integrada do canal de comunicação, uma linha de alimentação dedicada isola o ruído entre o subsistema de memória e a camada física (PHY) facilitando a integração no sistema, e o hashing em linha reforça a segurança.
O padrão UFS 5.0 encontra-se nas fases finais de desenvolvimento, embora a JEDEC ainda não tenha anunciado uma data exacta de lançamento. Analistas prevêem que o UFS 5.0 possa chegar a dispositivos comerciais — incluindo smartphones — por volta de 2027.