A compatibilidade entre aplicações de jogos e sistemas operativos Linux continua a melhorar. De acordo com estatísticas publicadas recentemente, a maioria dos jogadores pode agora fazer suas sessões de jogo num sistema operativo de código aberto.
Os dados agregados da comunidade Linux destacam o progresso significativo feito no em Linux no que respeita a videojogos. A compatibilidade entre títulos originalmente concebidos para Windows e o ecossistema livre e de código aberto (FOSS) mais amplo, construído sobre o kernel Linux, está agora no seu ponto mais alto, embora o ritmo tenha abrandado.
Os dados recolhidos pela comunidade sobre o estado dos videojogos em Linux são compilados pelo ProtonDB, um site não oficial da comunidade construído em torno de relatórios de utilizadores sobre o Proton da Valve. Esta tecnologia baseia-se nos esforços de longa data dos programadores do Wine, que serve para acrescentar uma camada de tradução para as API nativas do Windows, como o DirectX de forma a permitir a utilização de software Windows em Linux (incluíndo videojogos).
O ProtonDB classifica cada jogo de acordo com o seu nível de compatibilidade com o mundo Linux. Os jogos “Platinum” funcionam perfeitamente logo após a instalação, enquanto os jogos “Gold” funcionam quase tão bem com apenas pequenos ajustes. Os jogos “Silver” não são perfeitos, mas são jogáveis. Os títulos “Bronze” situam-se entre o Prata e o “Borked” (Estragado), enquanto os jogos “Borked” recusam-se a funcionar de todo.
De acordo com o site Boiling Steam, os jogos Windows que realmente não funcionam em Linux são agora raros. O número de jogos que ainda não conseguem iniciar continuou a diminuir e representa agora apenas 10% do total. Por outras palavras, cerca de 90% dos jogos Windows podem agora ser usados em Linux, mesmo que alguns ainda exijam pequenas soluções alternativas.
A percentagem de jogos classificados como Platina e Ouro também tem crescido consistentemente, o que significa que uma grande parte do catálogo do Windows oferece agora uma experiência satisfatória no Linux. Alguns títulos, como o March of Giants, estão alegadamente a ser sabotados para impedir a compatibilidade com o Linux, enquanto outros continuam a depender de sistemas para impedir os jogadores fazerem batota que nunca suportaram plataformas de código aberto.
A Valve, uma força importante no no mercado dos jogos para PC, está agora focada em transformar o Linux numa experiência de jogos de primeira linha através do Proton e da família de dispositivos portáteis Steam Deck. A empresa está a trabalhar directamente com os programadores para melhorar a compatibilidade desde o primeiro dia. O fim do suporte para o Windows 10 pode convencer ainda mais jogadores a fazer a transição.