A Microsoft continua a lançar novos modelos de inteligência artificial de produção própria, o plano é reduzir cada vez mais a dependência da OpenAI. Ontem, a empresa anunciou o MAI-Image-1, o seu primeiro modelo de IA desenhado especificamente para a geração de imagens a partir de texto.
De acordo com a Microsoft, o MAI-Image-1 é particularmente bom a gerar imagens realistas e consegue gerar iluminação e paisagens naturais. Por agora, o novo modelo está em teste na LMArena, mas a Microsoft diz que planeia incorporá-lo no Copilot e no Bing Image Creator “muito em breve”.
Nos últimos meses, a Microsoft começou a desligar-se da OpenAI com o lançamento de dois modelos desenvolvidos e treinados pela própria empresa, o MAI-Voice-1 e MAI-1. Nessa altura, o chefe da divisão de IA da Microsoft, Mustafa Suleyman, disse, durante uma entrevista, que a empresa tinha “um enorme roteiro de desenvolvimento planeado a cinco anos em que investe a cada três meses”. Este novo modelo é prova de que a empresa está realmente interessada e prosseguir o desenvolvimento interno de tecnologias de inteligência artificial.