Os novos smartphones Find X da Oppo foram anunciados oficialmente pela marca chinesa, quase duas semanas antes da sua apresentação em Barcelona: será a 28 de Outubro, num evento que vai contar com a presença da PCGuia.
A primeira grande mudança entre os Find X8 e Find X9 nota-se bem: o módulo de câmaras traseiro deixa de ser ao centro e passa a ficar no canto superior esquerdo, um formato popularizado pelo iPhone.
E é precisamente na câmara que está outra das grandes actualizações em relação aos Find X8: quer o X9, quer o X9 Pro passam a tirar partido da tecnologia da Hasselblad. A isto junta-se o Lumo Image Engine, o «motor de fotografia computacional concebido pela própria Oppo».
Comparando os modelos Pro, o X9 perde uma câmara em relação ao X8 (eram quatro de 50 MP); contudo, o modelo lançado agora ganha uma objectiva telezoom de 200 MP da Hasselblad, mantendo-se os restantes sensores nos 50 MP.
Em termos de processadores, ambos os X9 vêm com os MediaTek Dimensity 9500 (3 nm) e versões entre 256 GB e 1 TB e entre 12 e 16 GB de memória. No caso do X9 Pro, o ecrã é LTPO AMOLED e tem 6,78 polegadas; no X9 baixa para as 6,59 polegadas e é apenas AMOLED.
As baterias também mudam nos dois modelos: no Pro é de 7500 mAh e no X9 de 7025; ambos permitem carregamento rápido de 80 W com cabo ou 55 W via wireless. Já o sistema operativo é o ColorOS 16, com as habituais ferramentas de imagem com IA da Oppo, como o AI Portrait Glow.
Os preços e disponibilidade serão conhecidos a 28 de Outubro, no evento de Barcelona. Até lá, pode ver aqui uma comparação entre os Find X9, Find X9 Pro e o modelo topo de gama do ano passado deste linha, o X8 Pro.