PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
      • Reportagem PC Guia
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Estudo internacional atribui aos vidojogos capacidades para reduzir a ansiedade e melhorar o bem-estar mental
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Jogos > Estudo internacional atribui aos vidojogos capacidades para reduzir a ansiedade e melhorar o bem-estar mental
Jogos

Estudo internacional atribui aos vidojogos capacidades para reduzir a ansiedade e melhorar o bem-estar mental

Entre os principais resultados do 'Power of Play 2025', temos o facto de 66% dos jogadores globais apontarem a «diversão como motivo principal para jogar».

Redacção
Publicado em 22 de Outubro, 2025
Tempo de leitura: 2 min
©Eneba
©Eneba

A Associação de Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojogos partilhou os resultados de um estudo internacional, o ‘Power of Play 2025’, que confirma os «benefícios sociais e emocionais dos videojogos».

Desenvolvido pela Video Games Europe, em «colaboração com associações congéneres de vários continentes», o estudo recolheu opiniões de «mais de 24 mil jogadores ativos em 21 países, incluindo Portugal».

- Publicidade -

O relatório ‘Power of Play 2025’ combina uma «investigação académica revista por pares com um inquérito detalhado a consumidores com dezasseis anos ou mais». No relatório, os benefícios dos jogos traduzem-se em «bem-estar mental, inclusão social e desenvolvimento de competências».

Simon Little, CEO da Video Games Europe, classifica o ‘Power of Play’ como «um dos maiores estudos de sempre sobre o tema» e acredita que a indústria europeia de videojogos «tem muito de que se orgulhar» com os resultados.

Já Tiago Sousa, director-geral da AEPDV, lembra que os «videojogos são muito mais que entretenimento», dado que podem «potenciar o bem-estar mental, fomentar a inclusão social e desenvolver competências essenciais para a vida». Contudo, o responsável avisa que as experiências têm de ser «conscientes».

- Publicidade -

Entre os principais resultados do ‘Power of Play 2025’, destaca-se que 66% dos jogadores globais apontam a «diversão como motivo principal para jogar», seguidos do «alívio do stress (58%)» e da «manutenção da mente activa (45%)».

Na Europa, os números são semelhantes: «divertir-se (67%), aliviar o stress (55%) e manter a mente activa (42%)». Além disso, 77% dos jogadores a nível mundial afirmam que jogar «ajuda a reduzir o stress», 70% sentem menos ansiedade e 64% dizem que os videojogos ajudam a combater a solidão ao facilitar a conexão com outras pessoas».

Os resultados completos do estudo podem ser lidos aqui.

- Publicidade -
Etiquetas:jogos
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

Lepton
JogosNotíciasSoftware

A Valve está quer trazer os jogos Linux para o Android com um novo software chamado Lepton

Tempo de leitura: 3 min
©Polyphony Digital | GT 7
JogosPlayStation

Gran Turismo 7: update de Dezembro traz oito novos automóveis

Tempo de leitura: 1 min
Cyberpunk
JogosNotícias

Cyberpunk 2077 já vendeu 35 milhões de unidades

Tempo de leitura: 4 min
©Asus | Xbox Ally
JogosNotíciasXbox

ROG Xbox Ally X já consegue ajustar automaticamente o desempenho por cada jogo

Tempo de leitura: 2 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
  • Gerir opções
  • Gerir serviços
  • Gerir {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
  • {title}
  • {title}
  • {title}