Numa altura em a Inteligência Artificial está a entrar cada vez mais nas nossas vidas, Elon Musk anunciou ontem na rede social X o lançamento da versão 0.1 da Grokipedia. Trata-se uma enciclopédia semelhante à Wikipedia, mas que apenas contém artigos gerados e validados pela IA Grok da xAI. A Grokipedia não é só uma experiência, trata-se também de um ‘statement’ político porque Musk pensa que os artigos publicados na Wikipedia tendem principalmente para a esquerda e não é suficientemente neutra.
A Wikipedia foi lançada em 2001 e é uma enciclopédia colaborativa em que os utilizadores podem escrever artigos propor alterações aos que já estão publicados.
Ao contrário da Wikipedia, a Grokipedia não permite que os utilizadores façam alterações directas aos conteúdos publicados, mas podem pedir a IA Grok para os alterar se detectarem alguma incorrecção. Neste momento, a enciclopédia gerada por AI tem 885.279 artigos e apesar de aceitar perguntas em português só dá respostas em inglês.
A Wikimedia Foundation, a entidade responsável pela operação da Wikipedia, disse ontem a vários meios de comunicação norte americanos que: «O conhecimento que está na Wikipedia é, e sempre será, humano. Este conhecimento humano é essencial para que as empresas de IA consigam gerar conteúdos, até a Grokipedia precisa da Wikipedia para existir. No passado, foram feitas várias tentativas para criar versões alternativas da Wikipedia e esta não interfere com o nosso trabalho e missão».
Curiosamente, a Wikimedia tem razão. Vários artigos que estão na Grokipedia têm uma nota que diz: “Este conteúdo foi adaptador da Wikipedia, através de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0”. De acordo com a revista Forbes, alguns são cópias quase integrais.
Entretanto, Elon Musk diz que a Grokipedia deve deixar de usar artigos da Wikipedia até ao final de 2025.