A IDC publicou recentemente os últimos resultados preliminares sobre as vendas globais de PC, que dão aos fabricantes motivos para celebrar. De acordo com a empresa de estudos de mercado, as vendas globais no terceiro trimestre de 2025 (3T 2025) cresceram 9,4 por cento, atingindo 75,8 milhões de unidades. O mercado apresenta um desempenho forte no geral, embora as contribuições variem nas diferentes regiões.
A transição para o Windows 11 e os desafios regionais
Como era esperado, o mercado global de PC está a ser impulsionado pela transição do Windows 10 para o Windows 11. Milhões de consumidores, juntamente com algumas grandes organizações, estão a substituir as suas máquinas antigas, confirmou Jean Philippe Bouchard, vice-presidente de pesquisa da IDC.
No entanto, o mercado norte-americano está a sentir o impacto das tarifas dos EUA sobre bens importados, que criaram um notável “choque” económico e contribuíram para a incerteza macroeconómica.
Inversamente, o mercado da Ásia-Pacífico registou um crescimento recorde de dois dígitos, impulsionado em grande parte pela China e pelo Japão. Tóquio, em particular, deu um contributo significativo através do projecto educacional GIGA financiado pelo governo, que tem o objectivo de actualizar os sistemas Windows 10 existentes. A IDC observou que o crescimento fora do Japão tem sido mais modesto devido a condições macroeconómicas, desafios políticos e uma adopção do Windows 11 mais lenta do que o esperado.
Metodologia e Principais Fabricantes
A IDC compila os seus relatórios trimestrais, incluindo os sistemas de PC tradicionais enviados tanto para canais de distribuição como para utilizadores finais, enquanto as vendas de OEM (fabricante de equipamento original) são contabilizadas sob a marca com a qual são vendidas. Nas palavras da própria empresa, os “PC tradicionais” incluem desktops, notebooks e estações de trabalho profissionais, mas não abrangem tablets ou servidores x86.
A principal ferramenta da IDC para rastrear e analisar os envios de dispositivos é o Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker, que recolhe dados de mercado de mais de 90 países.
Quais são os 5 maiores fabricantes?
Falando em OEM, a o top 5 de fabricantes de PC no terceiro trimestre de 2025 da IDC é composto pela Lenovo, HP, Dell, Apple e Asus, com quotas de mercado de 25,5%, 19,8%, 13,3%, 6,8% e 5,9%, respectivamente.
O maior fabricante de PC do mundo, a Lenovo, enviou 19,4 milhões de sistemas durante o período de três meses, enquanto a quinta classificada, a Asus, enviou 5,9 milhões de unidades. A Lenovo também registou o maior crescimento homólogo, com um aumento de 17,3%.