As marcas de PC gostam de nos mandar apenas os modelos mais vistosos e poderosos para serem analisados – fazem isto, porque gostam de mostrar o que de melhor conseguem fazer. No entanto, muitas vezes, esses modelos são para públicos mais específicos e não aqueles que garantem a sustentabilidade de um fabricante. Este papel está reservado aos modelos que se encontram na base da pirâmide, aqueles que, pela relação preço/qualidade, garantem vendas mais ou menos constantes. Desta forma, chegam a um maior número de utilizadores, algo que acontece com o Vivobook 16, apresentado com um bestseller da marca de Taiwan.
Leve. Muito leve.
Como o nome indica, este Vivobook tem um ecrã de dezasseis polegadas. Por defeito, a imagem não tem um contraste espectacular, mas depois de uns ajustes conseguimos melhorá-la bastante. Uma das coisas de que gostámos mais no Vivobook foi o teclado: o tamanho do chassis permitiu à Asus incluir um completo, bastante útil em situações em que se tem de inserir muitos dados numéricos. O teclado em si é bastante silencioso quando se escreve, o que, para nós, é uma mais-valia. O trackpad é grande, embora não muito preciso, e inclui um sensor de impressões digitais.
Apesar do tamanho, o Vivobook 16 pesa menos de dois quilos, graças à utilização de plástico, que aqui tem uma textura suave que foge ao aspecto de frágil e “barato”. A montagem tem a qualidade a que a Asus já nos habituou.
CPU com três anos
A Asus vende este PC com um Intel Core i7-13620H, uma versão lançada no final de 2022. Este processador chega perfeitamente para uma utilização em aplicações de produtividade, para estudar, ver vídeos, fazer a gestão de e-mail e navegar na Web. Mas, se quiser jogar algo mais que Solitário, esqueça (ainda assim, o gaming não é o objectivo deste laptop). Um aspecto onde o Vivobook é prejudicado pelo processador está na autonomia: um processador actual consegue chegar, em média, às oito ou mais horas, mas este ficou-se pelas cinco e mais uns minutos.
Finalmente, e apesar de ter um processador menos eficaz, o Vivobook não aquece muito e, por isso, tem um funcionamento bastante silencioso.
Distribuidor: Asus
Preço: €999
Benchmarks
- 3D Mark Wild Life: 10480
- PCMark 10 Geral: 6243
- PCMark 10 Produtividade: 8096
- PCMark 10 Bateria: 313 minutos
Ficha Técnica
Processador: Intel Core i7-13620H 2.4 GHz
Memória: 32 GB DDR4
Armazenamento: SSD NVMe 512 GB
Placa Gráfica: Intel Iris Graphics integrada
Ecrã:16 polegadas LCD IPS, 60 Hz (1920×1200)
Ligações: USB-A 2.0, 2 x USB-A 3.2, USB-C, HDMI 1.4, jack de 3,5 mm, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2
Dimensões: 358,7 x 249,5 x 19,9 mm
Peso: 1,88 kg
