Actualmente, as empresas adoram incluir IA nos seus dispositivos, para o bem ou para o mal. A Asus di< que o ROG Rapture GT-BE19000AI é o primeiro router para videojogos a incluir esta funcionalidade.
A conectividade é garantida por Wi-Fi 7 de tri-banda, que combina canais de 320 MHz com modulação 4096-QAM para fornecer velocidades de rede sem fios de até 19 Gbps. Como seria de esperar, suporta as bandas de frequência padrão de 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz, permitindo a utilização de dispositivos mais antigos e também os de nova geração.
A banda de 6 GHz, em particular, aproveita os canais de 320 MHz – duplicando efectivamente a largura de banda disponível em Wi-Fi 6 – enquanto o 4096-QAM permite uma densidade de dados mais alta para um débito bastante mais alto em ambientes de curto alcance e baixa interferência. Juntas, estas tecnologias prometem latência mais baixa e uma ligação mais estável, mesmo em cenários de jogos ou streaming com uso intensivo de dados.
Este router também tem duas entradas Ethernet 10G – uma das quais pode ser usada como uma ligação dedicada para jogos para facilitar a gestão das prioridades de tráfego e também quatro portas Ethernet 2.5 G fornecem uma capacidade com fios total de até 31 Gbps, e suporta agregação de links de 20 Gbps.
O router tem um CPU principal com quatro núcleos a 2,6 GHz, 4 GB de RAM DDR4 e 32 GB de armazenamento flash. As capacidades de inteligência artificial vêm de um processador de IA dedicado com quatro núcleos a 2,1 GHz juntamente com um NPU de 7,9 TOPS.
É este processador de IA que permite integrar um Docker Engine com suporte para CLI (Command Line Interface) e Compose, tornando o Rapture GT-BE19000AI o primeiro router a executar aplicações em contentores de forma nativa.
A Asus diz que isto transforma o router num dispositivo de edge computing, permitindo que utilizadores avançados implementem automação, serviços de IA ou gestão de IoT (Internet of Things) directamente no router sem a necessidade de um PC ou servidor separado.
“Quer seja a executar assistentes domésticos para reconhecimento de vídeo com IA com o Frigate, ou a usar o AdGuard como um servidor DNS para filtrar anúncios e proteger membros da família online, este router funciona como um hub central para automação e serviços inteligentes que os routers tradicionais não podem fornecer,” escreve a Asus.
O router também oferece as mesmas funcionalidades de optimização de jogo com IA (AI game boost) usadas nos seus routers para jogos anteriores, embora estas estejam agora aparentemente melhoradas com algoritmos de IA para optimização em tempo real. Além de oferecer detecção de dispositivos, QoE adaptativo para priorização de tráfego inteligente e routing GTNet. De acordo com a Asus, o AI Game Boost reduz a latência em até 34%.
 
 
 
 
 
 
 
