A Apple confirmou que uma versão mais avançada do assistente de voz Siri, que oferece mais personalização e consciência contextual, continua programada para ser lançada no próximo ano. O CEO Tim Cook revelou esta informação depois a conferência de resultados da empresa, indicando que a Apple espera que a nova versão chegue com o iOS 26.4 em Março de 2026.
A próxima versão da Siri será a actualização mais significativa do assistente digital da Apple em muito tempo. Originalmente apresentada durante a Worldwide Developers Conference da empresa em Junho de 2024, a implementação das novas funcionalidades foi posteriormente adiada em Março devido a desafios técnicos e atrasos de integração.
A actualização visa aprofundar a compreensão da Siri sobre a intenção do utilizador, através do contexto dado pela informação contida no dispositivo. O assistente analisa informação de fontes como emails, mensagens e eventos de calendário. Demonstrações da Apple ilustraram cenários onde os utilizadores podem pedir à Siri para verificar detalhes sobre planos de viagem ou reservas de restaurantes, sintetizando os dados de contidos em várias aplicações.
A Apple também declarou que a actualização introduzirá um controlo mais granular sobre aplicações de terceiros, permitindo aos utilizadores pedirem à Siri acções mais subtis dentro de serviços compatíveis. Espera-se que esta integração por aplicação se expanda à medida que a Apple garanta parcerias adicionais no sector da inteligência artificial. Cook reconheceu o recente acordo da empresa com a OpenAI, que integrará o ChatGPT nas funcionalidades da Apple Intelligence, e sinalizou que colaborações semelhantes estão em desenvolvimento.
Apesar do optimismo da liderança da Apple, o atraso das novas capacidades da Siri motivou várias acções judiciais por parte de utilizadores que alegam que tal dificultou a sua capacidade de utilizar as funcionalidades prometidas. A empresa não comentou publicamente o litígio, mas salienta que os obstáculos técnicos foram responsáveis pela alteração no cronograma.
Financeiramente, a Apple continua a apresentar um desempenho robusto. A empresa reportou resultados recorde para o terceiro trimestre de 2025, superando as previsões dos analistas e impulsionada pela procura sustentada do iPhone. Cook reiterou que a Apple espera fortes vendas de iPhone durante o último trimestre de 2025, projectando números acima das estimativas actuais dos especialistas de Wall Street. O lançamento da actualização da Siri no próximo ano é visto como um movimento estratégico para manter a linha de produtos da Apple competitiva com rivais que apresentam assistentes de voz cada vez mais sofisticados.
 
 
 
 
		 
 
