A aplicação de envio e leitura de mensagens escritas do Android, ‘Mensagens Google’ recebeu recentemente duas novas funcionalidades: o Verificador de Chaves do Sistema Android (Android Key Verifier), disponível em todos os dispositivos com Android 10 ou superior, que serve para dar aos utilizadores a certeza de que estão realmente a falar com quem desejam, e um novo filtro de spam que é capaz de remover automaticamente links suspeitos.
O Verificador de Chaves do Sistema Android usa códigos QR par autenticar as mensagens encriptadas. Para o usar, basta abrir uma conversa anterior na aplicação Mensagens Google, tocar no nome do contacto em questão, e depois fazer scroll até à opção ‘Validar chaves’. De seguida, uma toca em ‘O seu código QR’ e a outra toca em ‘Ler código QR do contacto’. Este processo também pode ser feito na aplicação ‘Contactos’.
Depois de completar o processo de validação, surge uma mensagem que diz ‘Chaves Verificadas’. Se uma das chaves for modificada, a aplicação avisa que as chaves deixaram de estar verificadas. De acordo com a Google, há vários factores que podem levar a uma mudança de chaves, como o facto de o contacto começar a usar um cartão SIM novo, a chegada ao final do prazo de validade da chave ou uma actualização do protocolo de encriptação. A empresa também diz que a mudança também pode ficar a dever-se a ataques ‘SIM swapping’ ou ‘man in de the middle’.
Como mencionado acima, a funcionalidade anti-spam da aplica Mensagens Google também foi actualizada. Se um utilizador receber uma mensagem suspeita com um link, a aplicação bloqueia automaticamente a visita ao site que está do outro lado link, a menos que o utilizador marque explicitamente essa mensagem como não sendo spam. Esta funcionalidade é particularmente útil porque muita gente clica nos links que recebe sem saber se são seguros ou não.
Tal como todas as outras aplicações, os utilizadores devem mantê-las sempre actualizadas para receberem todas as novas funcionalidades de utilização e segurança.