No seu trigésimo aniversário, o SAPO apresentou hoje uma profunda renovação da sua identidade e oferta digital. Esta transformação, assinalada com a nova assinatura “SAPO – Vê por ti”, antecipa o que a empresa considera ser a próxima era dos media digitais, com o foco na inovação, Inteligência Artificial (IA), áudio e mobilidade.
A principal novidade é a nova App SAPO, uma aplicação móvel moderna e personalizada, desenvolvida em parceria com a Bliss Applications. A nova aplicação integra tecnologia de IA Generativa para oferecer aos utilizadores conteúdos adaptados às suas preferências. Além disso, permite a consulta de resumos de artigos num formato semelhante às ‘stories’ do Instagram e um “Resumo do Dia” para uma rápida actualização da actualidade. A aplicação também inclui as capas dos jornais logo pela manhã.
Com esta renovação, o SAPO passa a ter presença inédita nas plataformas de infoentretenimento para automóveis, CarPlay e Android Auto. Através destas, é possível acompanhar os resumos de notícias e conteúdos da vasta rede de parceiros do portal enquanto se desloca de automóvel.
O portal sapo.pt também foi redesenhado de raiz para uma navegação mais simples e directa, com o objectivo de melhorar a experiência de utilização, em particular em dispositivos móveis. O universo global de conteúdos, que inclui um ecossistema com mais de 150 parceiros nacionais e internacionais, está agora centralizado em três categorias principais: Notícias, Desporto e Cultura e Lifestyle. Foi também criada a área “Vê por Ti”, que sugere conteúdos adaptados aos interesses de cada leitor, através de recomendações assistidas por IA.
A renovação inclui uma nova identidade visual, pensada para reflectir os desafios da era digital, sem perder os valores de proximidade, credibilidade, dinamismo, inovação e confiança que caracterizam a marca. O novo logótipo, criado em colaboração com a WYCreative, é centrado no conceito do “olhar”, simbolizando o equilíbrio entre a funcionalidade e o potencial emocional.
Com um historial de quase 30 anos a acompanhar a evolução da informação e comunicação em Portugal, o SAPO afirma-se como um selo de confiança para os seus utilizadores. A marca, líder na agregação de conteúdos, assume o compromisso de que “o que se vê no SAPO é verdade”. Esta transformação marca o início de um novo capítulo para o SAPO, com a ambição de se manter relevante num futuro cada vez mais digital.