A Qualcomm anunciou oficialmente o Snapdragon 8 Elite Gen 5 na Snapdragon Summit, apresentando a sua mais potente plataforma para smartphones Android de topo, com lançamento previsto para o final deste ano ou início de 2026. Este ano, o foco está na AI (Inteligência Artificial), no vídeo e na melhoria geral da eficiência.
O SoC (system-on-chip) Snapdragon 8 Elite Gen 5 vem equipado com o CPU Oryon de terceira geração da Qualcomm, que integra dois núcleos Prime a funcionar até 4,6 GHz e seis núcleos Performance cores que podem chegar a 3,62 GHz. A Qualcomm afirma que isto deverá trazer uma melhoria de desempenho de 20% em comparação com o seu predecessor e até 35% mais eficiência energética, sendo que a melhoria global do SoC é de 16%. O GPU Adreno neste chip também foi melhorado, proporcionando até mais 23% de desempenho em jogos e menos 20% de consumo de energia.
A AI está no centro da proposta de valor deste SoC, e o seu Hexagon Neural Processing Unit (NPU) está agora 37% mais rápido e 16% mais eficaz de acordo com a Qualcomm. A fabricante de chips diz ainda que o novo chip é pioneiro no campo da “AI agentica”, trazendo agentes que funcionam directamente no dispositivo e que conseguem aprender, automatizar e interagir naturalmente com os utilizadores.
Os ganhos do NPU da Qualcomm podem também ser vistos nos seus processadores X2 Elite e Extreme, anunciados anteriormente na Snapdragon Summit 2025, que irão equipar os PC ARM de topo.
A Oppo demonstrou também a inferência de AI no dispositivo usando o chip, excedendo os 200 tokens por segundo e suportando um comprimento de contexto de até 128K, o que é o equivalente a sensivelmente 200.000 palavras ou 300 páginas de texto, inteiramente no dispositivo.
Há boas notícias também para os criadores de conteúdos, uma vez que o 8 Elite Gen 5 se torna a primeira plataforma móvel a suportar o codec Advanced Professional Video (APV), o que possibilita a captura de vídeo quase sem perdas e alta flexibilidade na edição de pós-produção. Suporta também câmaras triplas de até 48MP e sensores únicos de 108MP, com funcionalidades avançadas como a imagística computacional Dragon Fusion, autofoco sensível ao contexto e uma conduta de vídeo inteiramente computacional.
No campo da conectividade, o Snapdragon 8 Elite Gen 5 integra o modem X85, que deverá oferecer reduções significativas na latência nos jogos que usam Wi-Fi que é melhorado por AI. Este chip é totalmente compatível com o Unreal Engine 5, com suporte para mesh shading, o que permite um melhor agrupamento da geometria em jogos com gráficos intensivos e possibilita uma renderização mais inteligente para uma melhor eficiência, assim a utilização de ferramentas de desenvolvimento melhoradas.
A primeira vaga de smartphones equipados com o Snapdragon 8 Elite Gen 5 já está a caminho, liderada pela série Xiaomi 17 e, brevemente, com outras marcas como a OnePlus, Honor, Oppo, Vivo e outras.