Quarenta anos depois de se ter estreado em Portugal, a rede Multibanco entra na era da inteligência artificial: a voz que, a partir de agora, vamos passar a ouvir nas caixas será gerada por IA.
A SIBS substitui, assim, uma voz humana profissional por uma criada com recurso a uma tecnologia que se tornou comum em vários serviços e sectores. Por exemplo, muitos dos sistemas de atendimento telefónico de apoio ao cliente já assentam em operadores criados com IA.
Lembre-se que a rede Multibanco, lançada a 2 de Setembro de 1985, começou por ter nove caixas em Lisboa e Porto. Actualmente, há «treze mil equipamentos espalhados por todo o país que permitem fazer mais de noventa operações diferentes», lembra a SIBS.
A PCGuia questionou a SIBS sobre qual tinha sido a tecnologia de IA usada para gerar a nova voz ou se havia novas frases, além das que já é habitual ouvir nas caixas Multibanco, mas a empresa optou por não responder. Também ficámos sem saber quem é que era responsável por dar a voz do Multibanco, recentemente.
Das quatro perguntas enviadas pela PCGuia à SIBS, apenas uma, sobre se a implementação iria ser gradual ou imediata, ateve direito a resposta: a nova voz criada por IA, e confirmou a SIBS, via «text to speech» (ou seja, a partir de um texto escrito, não com prompts ou instruções), «já está disponível na totalidade de equipamentos que constituem a rede».
Artigo actualizado às 17:32 com mais informações.