Em Dezembro de 2023, a SIBS anunciou a assinatura de um acordo com dois sistemas de pagamentos móveis de Itália e Espanha, Bancomat Pay e Bizum, para permitir o envio de dinheiro via número de telefone, como acontece entre os bancos que operam em Portugal.
Quase um ano e meio depois deste anúncio, em Março deste ano, a SIBS anunciou que isto já era possível, embora apenas para dois bancos destes países e de «forma gradual até Junho»: em Itália é o Intesa San Paolo e, em Espanha, o Santander. Agora, a aliança EuroPA (que junta Bancomat, Bizum, MB Way e Vipps MobilePay) anuncia o início de uma nova fase.
O «próximo passo será finalizar o estudo de viabilidade até Dezembro de 2025, precedendo a fase de implementação». A ideia já tinha sido descrita há dois anos: a «interligação das soluções» de pagamento e transferências de dinheiro destes parceiros «através de um hub técnico central, baseado em normas e infraestruturas europeias».
Segundo a EuroPA, este sistema vai permitir que «mais de 120 milhões de clientes» de Bancomat, Bizum, MB Way e Vipps MobilePay façam «pagamentos transfronteiriços instantâneos no dia-a-dia em «compras online e em lojas físicas», assim como «enviar e receber dinheiro entre amigos e familiares».
Para já, a interligação entre todos estes sistemas de pagamentos está limitada a «transferências entre particulares» e vai «expandir-se gradualmente para outros casos de uso». Também neste período inicial desta nova fase, são treze os mercados onde esta opção fica disponível: «Andorra, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Portugal, Espanha e Suécia».