A Qualcomm regressa para a segunda ronda da sua investida nos PC com Windows. No Snapdragon Summit em Maui, Havai, a empresa revelou os Snapdragon X2 Elite e X2 Elite Extreme. Estes chips servirão como as ofertas de topo da segunda geração de chips baseados em Arm da Qualcomm para portáteis e outras variantes de PC.
O Elite Extreme constitui uma nova categoria acima do Elite padrão, que era o chip de topo na gama original da série X. O Snapdragon X2 Elite Extreme oferecerá até 18 núcleos, e a Qualcomm afirma que é o primeiro chip Arm a alcançar 5 GHz (em até dois núcleos).
A empresa indica que os seus chips Elite serão produzidos num nó de fabrico de 3 nanómetros. O Snapdragon X2 Elite utiliza uma combinação de núcleos Qualcomm Oryon Prime e aquilo a que chama núcleos de CPU de Desempenho. Isto corresponde, aparentemente, a uma disposição tradicional de núcleos de Desempenho/Eficiência, mas com outra nomenclatura. A Qualcomm afirma que, a potência normalizada, oferece até 75% mais desempenho do que os concorrentes. Em multitarefa, sustenta que os novos chips proporcionarão até 31% mais desempenho a potência ISO normalizada, consumindo 43% menos energia do que a geração anterior. Ainda não existem benchmarks disponíveis, e a Qualcomm não indicou os valores exactos de TDP destes chips.
O Elite Extreme oferece frequências de relógio mais elevadas, tanto em boost de um ou dois núcleos como no máximo multi-núcleo, relativamente às outras duas variantes do Snapdragon X2 Elite. O Snapdragon X2 Elite Extreme tem a designação X2E-96-100, enquanto os Elite padrão são X2E-88-100 e X2E-80-100. O Extreme e o 88-100 possuem cada um 18 núcleos, ao passo que o 80-100 tem 12 núcleos.
Há também um novo GPU Qualcomm Adreno, que, segundo a empresa, traz um aumento de 2,3 vezes em desempenho por watt e eficiência energética em comparação com a geração anterior. O novo NPU de 80 TOPS parece ser o mais rápido num portátil (com cálculos INT8), oferecendo 78% mais TOPS do que a geração precedente, com NPU de 45 TOPS. No comunicado de imprensa, a Qualcomm escreve que este NPU “foi concebido para funcionar com o Copilot+ e experiências de IA concorrentes.” (Copilot+ não inclui o Copilot propriamente dito, o assistente que funciona maioritariamente na nuvem.)
O chip X2 Elite suporta o sistema de modem-RF 5G Qualcomm x75, com downloads com uma velocidade máxima de até 10 Gbps. Funciona também com o Qualcomm FastConnect 7800 para Wi-Fi 7/6/6E e Bluetooth 5.4 LE. O novo Guardian da Qualcomm é uma funcionalidade de gestão out-of-band para supervisão remota orientada para empresas, semelhante ao vPro da Intel.
A Qualcomm espera que os sistemas com o X2 Elite cheguem ao mercado no primeiro semestre de 2026. Isso poderá significar que vejamos um ou dois dispositivos já na CES 2026 em Las Vegas, antes do lançamento oficial.
Já passou mais de um ano desde o anúncio inicial dos chips Snapdragon X Elite. Subsequentemente, foi lançada uma gama completa, incluindo o X Plus (nas variantes de 10 núcleos e 8 núcleos) e um Snapdragon X padrão. Os chips de topo apareceram em produtos de grandes fabricantes, incluindo Microsoft, Samsung, Dell, HP, Asus, Lenovo e Acer.