PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: I A literacia?
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Notícias > I A literacia?
Notícias

I A literacia?

O ‘Olá, Mãe; Olá, Pai’ enganou muita gente, mas muita gente não se deixou enganar. Daqui para a frente, não estou certo de que a literacia seja suficiente.

António Simplício
Publicado em 6 de Setembro, 2025
Tempo de leitura: 3 min
Rawpixel/Freepik

Estou convicto de que não haverá no público da PCGuia alguém que nunca tenha interagido com uma IA – digo isto com um nível de confiança de 99,2%. Este valor há de ser quase igual para quem já foi alvo de uma oferta de emprego por telefone – arrisco que uma percentagem semelhante (porque os creio leitores formados e informados) rapidamente concluiu que se tratava de uma burla.

- Publicidade -

Trago aqui o tema das burlas telefónicas, porque há muito pouco tempo tive conhecimento de um projecto entre as empresas Phonely, Matai e Groq que resultou no desenvolvimento «agentes de inteligência artificial tão competentes a imitar comunicação humana que os clientes já não conseguem discernir se estão a interagir com uma máquina ou com um humano».

A percentagem será ainda semelhante para quem já viu e ouviu um reel no Instagram ou Facebook com um Trump a dizer algo completamente absurdo (ou, no caso dessa personagem, algo totalmente certo) mas que, no fundo, se validava que era clonagem de voz por IA – até recentemente, o difícil seria fazê-lo em tempo real. Ora, a realidade é que estas três empresas resolveram o problema da latência na IA conversacional, alcançando 99,2% de precisão e tempos de resposta inferiores a um segundo, permitindo interações fluídas e com qualidade humana.

O que se consegue obter e/ou convencer alguém a fazer quando ouve a voz de um familiar, numa conversa telefónica, com pergunta e resposta em tempo real e sem qualquer tipo de script e que é originada do número desse mesmo familiar?

Hoje bastam poucos segundos de um áudio de um qualquer vídeo numa rede social para gerar a voz de alguém. Juntando esta voz a técnicas de spoofing é possível apresentar no telemóvel do destinatário o número da pessoa de quem se clonou a voz.

O ‘Olá, Mãe; Olá, Pai’ enganou muita gente, mas muita gente não se deixou enganar. Daqui para a frente, não estou certo de que a literacia seja suficiente.

- Publicidade -
- Publicidade -
Etiquetas:IAinteligência artificialLiteracia digital
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©PCGuia | Dreame
MobilidadeNotícias

Dreame mostra um robot aspirador com um braço que retira objectos do caminho

Tempo de leitura: 1 min
©Motorola | G06 Power
MobilidadeNotícias

Motorola anuncia um smartphone com bateria de 7000 mAh que dura quase sessenta horas

Tempo de leitura: 1 min
©Dyson | Clean and Wash
Notícias

De um aspirador com a espessura de um lápis ao novo V8: Dyson anuncia duas mãos cheias de novidades na IFA

Tempo de leitura: 3 min
©TechOf | Data Analyst
FormaçãoNotícias

Esta nova formação de análise de dados é a «única em Portugal» com certificação do Institute of Analytics

Tempo de leitura: 1 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}