A Google actualizou a página do Centro de Ajuda do Gemini com directrizes claras sobre os limites de utilização para as aplicações para cada nível de serviço, acabando com a incerteza sobre o número de prompts e tarefas que os utilizadores podem executar nos diferentes níveis de subscrição. Os valores tornam mais fácil aos utilizadores entenderem as diferenças entre o nível gratuito e os planos de IA generativa pagos da Google, chamados Pro e Ultra.
Segundo a Google, os utilizadores com contas gratuitas têm acesso a apenas cinco prompts por dia via Gemini 2.5 Pro. Podem também receber cinco relatórios de Deep Research e 100 imagens geradas por IA. Aqueles que subscrevem o Google AI Pro têm acesso a 100 prompts, até 250 relatórios de pesquisa e 1.000 imagens geradas diariamente. O Google AI Ultra oferece até 500 prompts, 2.500 relatórios de pesquisa e o mesmo limite de 1.000 imagens, mas com acesso prioritário para resultados mais rápidos.
Além dos limites de utilização, existem diferenças no tamanho da janela de contexto e na memória disponível para prompts mais longos ou mais detalhados. Os utilizadores do plano gratuito estão restringidos a 32.000 tokens, enquanto o Pro abre até um milhão de tokens; o Ultra adiciona uma opção extra com 192.000 tokens na sua ferramenta “Deep Think”. A Google também está a fornecer mais ferramentas nos níveis superiores, incluindo acções agendadas para subscritores Pro, geração de vídeo com Veo 3 Fast no Pro, e acesso total ao Veo 3 no Ultra, bem como acesso antecipado a actualizações futuras.