A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto anunciou que as candidaturas à décima terceira edição da Escola de Startups estão abertas até 21 de Setembro.
Este programa de aceleração de ideias de negócio «visa preparar novos empreendedores para os principais desafios na criação e desenvolvimento de um projecto empresarial» e tem uma duração de três meses.
Com mais de 90 horas de formação e mentoria, a Escola de Startups tem ainda workshops práticos que abrangem temas como «análise de mercado, diferenciação, marketing, estratégia de preços, propriedade intelectual, preparação para investimento e treino de pitch».
Os 25 projectos seleccionados para a edição de 2025 terão acesso aos espaços de trabalho da UPTEC, a uma extensa rede de eventos e a uma comunidade de investidores, parceiros industriais e empreendedores.
A inscrição tem um valor de 425€ + IVA , mas graças a um apoio da Fundação Santander Portugal, há seis bolsas que permitem o acesso gratuito ao programa. Estas são dedicadas a mulheres empreendedoras e a pessoas de ascendência africana, «grupos sub-representados no empreendedorismo». Por outro lado, a UPTEC vai também dar duas bolsas a projectos da área criativa e cultural.
A Escola de Startups já apoiou mais de 200 projectos e impulsionou a criação de mais de 70 empresas com um investimento angariado que ultrapassa, actualmente, os 65 milhões de euros. Entre os alumni do programa de aceleração encontram-se startups como a Addvolt e a Smartex.